Aedes aegypti
A dengue, atualmente, apresenta-se como um grave problema de saúde pública no Brasil. Santa Catarina vem convivendo com epidemias recorrentes dessa doença.
Para agravar esse cenário, mesmo com todos os esforços empreendidos, o estado continua enfrentando problemas graves com a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus que ocasionam, além da Dengue, a Zika e a Chikungunya. Com a presença de muitos focos do mosquito, em epidemias de vírus causadores dessas doenças, o risco de contaminação da população é preocupante.
Diante desse cenário, é importante mobilizar e sensibilizar a comunidade escolar, intensificando as medidas de prevenção e controle do mosquito, como: manutenção dos espaços de trabalho e os ambientes escolares livres de recipientes que possam oportunizar o armazenamento de água e a consequente proliferação do mosquito; mobilização de ações e projetos que visem ao combate e à prevenção de focos do Aedes aegypti, bem como a localização de possíveis criadouros do mosquito.
É de extrema importância que todos sejam atuantes no monitoramento e nas ações de prevenção e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti. Eliminar os seus criadouros ainda é a melhor estratégia para evitar surtos e epidemias de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.
- Aedes aegypti: O controle do mosquito é a melhor maneira de evitar Dengue, Zika e Chikungunya (2.29 MB) , que traz informações e sugestões de atividades, além da compilação de links com informações seguras, produzidas pela área da saúde e órgãos parceiros.
-
Cartaz - Dengue, zika e chikungunya: três doença, um só mosquito
-
Cartaz - Elimine os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti
-
Cartaz - Elimine os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti na sua casa
- Informações no site da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE)