COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE
OBJETIVO
Contribuir para consolidar no dia a dia, das unidades escolares, uma educação cidadã, que com base em valores da democracia, do respeito e da solidariedade, busque formar crianças, adolescentes, jovens e adultos promotores dos direitos humanos.
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES:
- Orientar e mobilizar a inserção dos Temas Transversais Contemporâneos nos Projetos Políticos Pedagógicos/PPP, propostos no Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense;
- Implantar e implementar políticas, programas e projetos.
POLÍTICA DE EDUCAÇÃO, PREVENÇÃO, ATENÇÃO E ATENDIMENTO ÀS VIOLÊNCIAS NA ESCOLA
Visando gerar discussões acerca do uso e abuso de substâncias psicoativas, educação sexual e as violências, na ótica da educação e prevenção. O NEPRE foi fundado entre as décadas de 1980 e 1990, sendo estruturado na Secretaria de Estado da Educação (NEPRE/SED), nas Coordenadorias Regionais de Educação, nas Supervisões Regionais e nas Unidades Escolares da Rede Pública Estadual (NEPRE/UE), alinhado ao Plano Estadual de Educação, Proposta Curricular de Santa Catarina e as demais legislações vigentes.
Em 2011, institui-se enquanto Política Estadual de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola, atuando de forma integrada e intersetorial em parceria com setores das Secretarias de Estado de Saúde, Justiça, Segurança Pública e Assistência Social, além de Conselhos Tutelares, Ministério Público e demais parceiros.
Neste sentido, o NEPRE envolve-se em discussões sobre educação sexual, ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), uso e abuso de substâncias psicoativas, cultura e paz, alimentação saudável, práticas corporais, Programa Saúde na Escola, Programa Educacional de Resistência às drogas e à violência (Proerd), estudo do ECA nas escolas, combate ao bullying entre outras.
• Coordenadores NEPRE/SED/COORDENADORIAS 2022 (15 KB)
CADERNO: POLÍTICA DE EDUCAÇÃO, PREVENÇÃO, ATENÇÃO E ATENDIMENTO ÀS VIOLÊNCIAS NA ESCOLA
Este documento tem o objetivo de subsidiar os profissionais da educação em relação à prevenção, atenção e atendimento às violências na escola, bem como os aspectos que se interrelacionam na vida estudantil de crianças e jovens, e com a própria violência, enquanto fenômeno multifacetado. Tais aspectos envolvem identidade de gênero, sexualidade, e uso/abuso de substâncias psicoativas (drogas lícitas e ilícitas).
-- Documento na íntegra
(1.56 MB)
EQUIPE MULTIPROFISSIONAL - ASSISTENTES SOCIAIS E PSICÓLOGAS/OS
Portaria nº 635 de 15 de março de 2023 - Regulamenta as atribuições de assistentes técnicos e psicólogos que atuam no Órgão Central da Secretaria de Estado da Educação e nas Coordenadorias Regionais.
FERRAMENTAS PARA IMPLEMENTAR A POLÍTICA
1º CADERNO PEDAGÓGICO
Reflexões para a Implementação da Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola
O objetivo principal deste caderno é apresentar subsídios a todos os profissionais da educação, especificamente aos coordenadores dos Núcleos de Educação e Prevenção às Violências na Escola\NEPRE, para que possam atuar nas ações de prevenção e nas situações de ocorrência de violências na escola.
Não pretende ensinar e nem tampouco ser um receituário sobre o que deve ser feito para resolver problemas tão complexos, mas, sim, sugerir reflexões importantes e oferecer possibilidades de ação para lidar melhor pedagogicamente com a complexidade das demandas que eclodem no contexto escolar. Ao mesmo tempo, vislumbra o envolvimento dos protagonistas da escola, profissionais da educação, estudantes, famílias e/ou responsáveis, entidades democráticas da escola e a participação da comunidade do seu entorno, a trabalhar em rede.
Inicia prefaciando com reflexões sobre a violência e a paz, inspiradas na obra de arte do artista plástico Candido Portinari, em especial, nos painéis Guerra e Paz. Foi por intermédio desta obra que o artista conclamou a humanidade para unida lutar pela paz e dar um basta na guerra. Nessa perspectiva, os profissionais da educação, das escolas e das gerências de educação, são convidados para implementarem, nas unidades escolares, a mensagem que emana das referidas obras de arte.
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
Esse Caderno Pedagógico tem como objetivo contribuir com os professores na consolidação de ações pedagógicas voltadas à diversidade e à promoção de escolas como espaços educadores sustentáveis. Possibilita formar crianças, adolescentes e jovens a se apropriarem de conhecimentos e valores essenciais para seu pleno desenvolvimento como cidadão. Nesse contexto, entendemos a cidadania como atitudes de auto-respeito, respeito interpessoal e respeito pelo meio ambiente. Além disso, o Caderno contribui para uma incorporação ampliada e estrutural, na pratica pedagógica, as temáticas da diversidade étnico racial afrobrasileira e indígena; dos direitos e deveres das crianças e dos adolescentes e da educação ambiental nos moldes das leis: Lei nº 11.645/08, Lei nº 10.639/03, Lei nº 11.525/07 e Lei nº 9.795/99.
-- Documento na íntegra (11.85 MB)
EDUCAÇÃO, ADOLESCENTES E O USO DE DROGAS: ABORDAGENS NECESSÁRIAS
Este caderno visa subsidiar a ação dos profissionais da educação em complementação a outros materiais que as escolas recebem no âmbito da prevenção às condutas de risco de adolescentes, vinculadas ao uso e abuso de drogas.
-- Documento na íntegra (1.63 MB)
CADERNO DA FAMÍLIA
Este caderno destina-se aos pais e/ou responsáveis, dos estudantes da rede estadual de ensino, pertencentes aos diversos modelos de organização familiar e de situação sócio econômica. Tem como objetivo contribuir para o fortalecimento dos vínculos familiares, sugerindo dicas de ações para a boa convivência e a interação familiar.
É um material que traz sugestões e dicas de ações simples, com abordagem de temas relevantes e a compilação de links com informações seguras, produzidas pela área da saúde e de outros órgãos parceiros.
ORGANOGRAMA DA REDE DE ATENDIMENTO
Quando o coletivo escolar se encontra diante de situações de violência que excedam as suas atribuições, ou que sejam de grave manifestação - necessitando de atendimento emergencial - deverá ampliar os conhecimentos e contatos com os parceiros da rede de atendimento às crianças e adolescentes. Estas situações de violência demandam à escola proceder a encaminhamentos às instituições governamentais e não governamentais, visando à proteção e o devido atendimento dos envolvidos. Tem, inicialmente como porta de entrada, o Conselho Tutelar, conforme demonstra o organograma.
NEPRE Online
Módulo incorporado no sistema SIGESC da Secretaria Estadual da Educação. Uma ferramenta de apoio para o registro das situações de violências na escola, eliminando formulários físicos.
Entre os objetivos dessa ferramenta, destacam-se:
-- integrar o trabalho interinstitucional (NEPRE/UE, NEPRE/CRE e NEPRE/SED);
-- gerar dados referentes às violências na escola, possibilitando gerar relatórios para análise e subsidiar planejamento e/ou reformulações de ações de prevenção.
-
Tutorial NEPRE Online
(3.02 MB)
- Video: NEPRE Online - Passo a Passo
- Vídeo: "A função do Nepre na Escola"
- Plano de Ação para o atendimento emergencial da EEB Januária Teixeira da Rocha
- Protocolo de Atendimento às Crianças e Adolescentes em Situação de Violência, com Ênfase na Escuta Especializada - São Miguel do Oeste
NEPRE em Números
Relatório 2020 - Regime especial de atividades escolares não presenciais, Portaria Estadual nº 924 de 23/04/2020, a partir de 17/03/2021
Relatório 2021 - Até 03/05/2021, após esse período, os dados encontram-se no Painel NEPRE
Materiais do NEPRE
Abaixo encontram-se informações que subsidiam os NEPREs nos processos de formação continuada e estudo.
-- 7º Encontro - Formação NEPRE, realizada nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro de 2022
--
5º Encontro - Reunião Técnica NEPRE
-- 4º Encontro - Reunião Técnica NEPRE On-line, realizado nos dias 3 e 4 de maio de 2018
-- 3º Encontro - NEPRE, realizado nos dias 17 e 18 de outubro de 2017
-- 2º Encontro - NEPRE, realizado nos dias 21 e 22 de março de 2016
-- 1º Encontro - NEPRE, realizado nos dias 6 e 7 de maio de 2013
PROGRAMAS E PROJETOS
Projeto "Segue o Fluxo! Absorva essa ideia"
O projeto tem como objetivo promover ações pedagógicas que tratem sobre os temas atinentes ao ciclo menstrual, à dignidade e à pobreza menstrual, compreendendo a menstruação enquanto processo humano natural. Com esse objetivo, queremos alcançar todas as Unidades Escolares (UEs) da rede estadual de ensino, para que se construa o entendimento da menstruação como um processo natural do corpo, no sentido de desmistificar tabus socialmente construídos em torno do tema.
Utilize a #segueofluxosc
Acesse materiais e informações:
Link da Live de lançamento do projeto: "Segue o fluxo! Absorva essa ideia" - Data 23/05/2022, às 14h
Projeto Segue o Fluxo - Caderno Pedagógico
Faça o download do projeto. (1.39 MB)
Ofício Circular nº 254/2022 que encaminha o Projeto “Segue o Fluxo! Absorva essa ideia”. (114 KB)
Violência contra a Mulher
Clique aqui para acessar os materiais:
O Programa de Combate à Evasão Escolar (APOIA) visa a garantir a permanência na escola de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, para que concluam todas as etapas da Educação Básica, em todas as redes de ensino (estadual, municipal, federal e particular), promovendo o regresso à escola daqueles que abandonaram os estudos.
Com esse objetivo, desde 2001, o Programa APOIA está estruturado a partir de um sistema intersetorial de apoio ao aluno infrequente e à sua família, capaz de gerar, em cada instância do processo, procedimentos mínimo, em prazos curtos, aptos a garantir o retorno do aluno à escola, possibilitando-lhe o aproveitamento do ano letivo.
Acesse materiais e informações
BUSCA ATIVA
Formulário Diagnóstico de Busca Ativa
Ferramenta de apoio para ser utilizada pelas Unidades Escolares, nas situações em que o estudante não apresentar as atividades propostas (virtual ou impressa), no Regime Especial de Atividades Escolares não Presenciais (Portaria n° 924 de 23/04/2020).
Orientações sobre o Formulário/Diagnóstico de Busca Ativa on-line para o Regime Especial de Atividades Não Presenciais.
Painel relatório do Formulário/diagnóstico de busca ativa on-line, para o regime especial de atividades escolares não presenciais (2021)
PROERD
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) possibilita a articulação entre as áreas da educação e segurança, na prevenção ao uso/abuso de drogas lícitas e ilícitas e na orientação de crianças, adolescentes, assim como pais ou responsáveis, acerca da busca de soluções e medidas eficazes quanto à resistência às drogas. Além disso:
- Aproxima a Polícia Militar da comunidade escolar e, por consequência, da comunidade em geral, permitindo um clima de parceria e confiança;
- Sensibiliza as crianças e adolescentes para valores morais e éticos, bem como proporciona a construção de uma sociedade mais justa, sadia e feliz;
- Trabalha na prevenção da criminalidade relacionada direta ou indiretamente ao uso de drogas;
- Aborda, também, temas como o bullying, as consequências do uso das drogas e práticas da violência (física, verbal, etc.), a importância de se fazer escolhas certas, perceber a influência dos meios de comunicação e segurança pessoal, tais como: cuidados em casa, em vias públicas, noções de trânsito, como proceder quando presenciar algum fato negativo, entre outros;
- Estimula a participação dos pais no processo de aprendizado sobre a prevenção ao uso das drogas e práticas de violências.
Acesse materiais e informações:
PROGRAMA ESTUDANTE CIDADÃO
É um programa de proximidade idealizado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) em cooperação com a comunidade e unidades escolares da rede municipal ou estadual.
Acesse materiais e informações
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política nacional do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, instituído pelo Decreto Presidencial Nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, e tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, desenvolvidas tanto nas escolas municipais e estaduais como nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Integra o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), dos Ministérios da Educação e Saúde, com apoio de três organismos internacionais: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Educação (UNESCO), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
Clique Aqui para acessar materiais e informações sobre o PSE:
Painel do Programa Saúde na Escola
Documentos Adesão PSE ciclo 2023-2024
Cadernos Temáticos e Guias de atividades PSE


SEXUALIDADE
Para enriquecer o trabalho da temática da Diversidade na vivência das relações sociais e sexuais, disponibilizamos a OFICINA: A delícia de ser quem somos. Parte integrante do livro Diversidades Sexuais - Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, Produzido pelo Ministério da Saúde. Esta oficina é indicada para trabalhar com os estudantes adolescentes e jovens para a educação entre pares.
- OFICINA: A delícia de ser quem somos (1.73 MB)
- Divulgue na sua Escola o cartaz da campanha contra o assédio sexual. Download aqui (504 KB)
1. Formulário de requerimento para a inclusão do nome social, nos documentos escolares de uso interno (No ato da matrícula ou a qualquer tempo, para o uso verbal e a inclusão do nome social, somente nos documentos internos). Sem a necessidade de apresentar documento oficial, porque o nome civil não será alterado.
Acesse
(9 KB)
2. Formulário de requerimento para a inclusão do nome social, nos documentos escolares de uso externo (Para aqueles/as que querem a inclusão do nome social nos documentos internos e também nos documentos externos (sai em primeiro lugar e em destaque, o nome social, precedido da correspondente expressão “NOME SOCIAL” e em seguida o nome civil)). Este requerimento deve ser também utilizado para aqueles/as que já se formaram na Educação Básica e requerem nos seus documentos escolares, de uso externo, o nome social. Portanto, deverá ser emitida uma 2ª via com o nome social. Sem a necessidade de apresentar documento oficial, porque o nome civil não será alterado. Acesse (9 KB)
3. Formulário de requerimento para alteração do nome civil nos documentos escolares de uso externo (Para aqueles/as que ainda estão estudando na educação básica e também para aqueles/las que já concluíram a escolarização, também são sujeitos desse direito. Devem requerer a alteração do nome nos documentos escolares mediante a apresentação de um dos documentos oficiais (Certidão de Nascimento e/ou RG), com alteração do nome civil e do sexo. No sistema em Documentação, na opção Certidão de Nascimento, anexar a Nova Certidão juntamente com o Requerimento (não podendo passar de um Mega); na Descrição, colocar Troca de Nome. Após anexar os documentos, retornar ao Registro Escolar, selecionar Troca de Nome e fazer a alteração conforme a Nova Certidão. Lembramos que essa alteração também deverá ser realizada no CENSO Escolar, se por ventura, não houve a migração do nome alterado. Acesse (16 KB)
- Tutorial para inserção do requerimento e cadastramento do nome social (1.10 MB)
- Resolução nº 1, de 19 de janeiro de 2018 (170 KB) - Conselho Nacional de Educação - Define o uso do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares.
- Decreto Estadual nº 16, de 31 de janeiro de 2019 - Dispõe sobre o uso do nome social de pessoas transexuais ou travestis no âmbito da Administração Pública Estadual;
- Resolução CEE/SC nº 48, de 05 de julho de 2016 (48 KB) - Dispõe sobre a inclusão do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares internos e dá outras providências.
NOME AFETIVO
Orientações e Documentos sobre o Nome Afetivo:
Lei Estadual nº 18.231/2021 (112 KB) - Dispõe sobre o uso do Nome Afetivo de crianças e adolescentes, sob guarda provisória concedida em processo de adoção, nos cadastros das instituições de ensino, de saúde e de cultura e lazer, no período que antecede a extinção do poder familiar originário.
Ofício Circular nº 37/2022 (1.47 MB) com orientações sobre o Nome Afetivo.
Formulário de Requerimento para a inclusão do Nome Afetivo (9 KB) nos documentos escolares
Tutorial para inserção do Requerimento e Cadastramento do Nome Afetivo (1.10 MB)
1) Lei Nº 13.798, De 3 De Janeiro De 2019, sobre alteração no Estatuto da Criança e do Adolescente da criação da semana de prevenção à gravidez na adolescência.
2) A PCSC (Proposta Curricular de Santa Catarina) - Nossa proposta tem um capítulo sobre Educação Sexual. Importante leitura para o planejamento da escola:
3) O Portal do Professor é um canal oficial e seguro que possui planos de aulas e sugestões de atividades e pode ser indicado facilmente. Aqui indicamos um plano de aula específico, mas pode-se sugerir que a escola explore o Portal e busque outros planos de aulas com a mesma temática e outros assuntos afins.
Portal do Professor - Aula - Gravidez na Adolescência: a importância da prevenção
4) Estudos, Pesquisas, Intervenções do PIBID e demais documentos acadêmicos que podem ajudar como fundamentação teórica, justificativa, indicação de bibliografia e metodologias diferenciadas.
Gravidez na adolescência: Dimensões do problema - Maria Waldenez de Oliveira
5) Cartilhas e Materiais Oficiais
Primeira infância e gravidez na adolescência - Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI)
Orientações para a atenção integral à saúde de adolescentes, de ambos os sexos, vítimas de violência sexual - IPAS Brasil
(4.85 MB)
Gravidez na juventude - dicas e respostas sobre gravidez precoce - Coleção Tamojunto - Ano I - nº 2
(1.60 MB)
- Cartilha contra o suicídio (1.08 MB)
- Falar sobre suicídio é proporcionar vida (283 KB)
- Lei nº 13.819, de 26 de abril de 2019 (539 KB)
- Lidando com o luto por suicídio - Guia breve adaptado para pósvenção em escolas (410 KB)
- OMS - Prevenção do suicídio: manual para Professores e Educadores (207 KB)
- Registro e monitoramento do Programa de Saúde na Escola no PEC (1.19 MB)
- Saúde mental na escola: material psicoeducativo para professores (860 KB)
- Recomendações de saúde mental para o período de isolamento social (316 KB)
- Plano de ação de emergência - Coordenadoria de Florianópolis (235 KB)
ADOLESCENTES E CONDUTAS DE RISCO
Esta série aborda temáticas sobre a adolescência como uma fase da vida marcada por crescente autonomia e independência em relação à família, bem como pela experimentação de novos comportamentos e vivências.
Paralelamente, observa-se, na atualidade, maior exposição a condutas de risco para a integridade física, mental e social do adolescente.
Os principais fatores a serem discutidos sobre comportamentos de risco entre os adolescentes, nesta série, incluem sexualidade, violências, saúde e uso e abuso de álcool e outras drogas, numa abordagem sociológica e educacional.
- 1º Vídeo ( ACESSE (177.41 MB) )
- Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015 - Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)
- Orientações para o gerenciamento das crises traumáticas que invadem a Escola (1.59 MB)
- Orientações de prevenção às escolas "Jogo Baleia Azul" (104 KB)
- Nota de Alerta sobre o jogo Baleia Azul (474 KB)
- Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos: Documento (306 KB)
-
Orientações e Informações Educação em Direitos Humanos
(192 KB)
- Nota Técnica nº 01/2019/SED (286 KB) - referente sobre a necessidade de serem abordados os conteúdos que tratem da história e Cultura afro-brasileira (nos Ensino Fundamental e Médio).
- Portaria nº420 de 16/02/2023 (71 KB) - Regulamenta a transferência de estudantes nas Unidades Escolares da Rede estudante de Ensino.
- Reunião via Hangouts - 16/12/2019 - apresentação Rosimari Kock Martins
- Apresentação sobre Gravidez na Adolescência (679 KB)
Para saber mais
Sugestões de livros, vídeos, link, material de orientações para trabalhar com as temáticas transversais.
Mais informações:
Gerência de Modalidades Programas e Projetos Educacionais (GEMPE) vinculada à Diretoria de Ensino.
Telefone:(48) 3664-0220
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.