Poderão participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º ano do ensino fundamental e todos do ensino médio, de escolas públicas e privadas. Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de História. A taxa de inscrição é de R$ 20 (vinte reais) para escolas públicas e R$ 40 (quarenta reais) para particulares.
Com o objetivo de estimular o conhecimento e o estudo, despertando talentos e aptidões, a olimpíada acontecerá em seis etapas. Cinco online e uma presencial, nas quais alunos e professores deverão resolver as questões propostas. A primeira fase começa dia 15 de agosto e a presencial nos dias 15 e 16 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas.
Com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras, o museu custeará a vinda de uma equipe de cada estado brasileiro para participar da fase presencial. Após o término do evento, os professores responsáveis por essas equipes permanecem na Unicamp realizando um curso de capacitação de uma semana.
A ONHB premiará escolas, alunos e professores com medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de participação. As unidades escolares receberão livros para o acervo da biblioteca e a assinatura da Revista de História da Biblioteca Nacional por um ano.
Sobre a Olimpíada
A 1ª Olimpíada, realizada em 2009, teve mais de 16 mil inscritos. No ano passado, a 2ª edição cresceu exponencialmente, com 43 mil participantes. A estimativa dos organizadores, para 2011, é triplicar esse número.
A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma realização do Museu Exploratório de Ciências (MC) e conta com parceria do CNPq, Revista de História da Biblioteca Nacional, Azul Linhas Aéreas Brasileira e TV Globo.