TwitterFacebookYoutubeInstagram

07062011bpeqDiretores, coordenadores e professores de escolas públicas e particulares da Grande Florianópolis já podem fazer o agendamento para seus alunos assistirem a filmes na 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que ocorre de 23 de junho a 10 de julho no Teatro Pedro Ivo, na Capital.

As sessões são de segunda a sexta-feira e serão exibidos mais de 70 curtas-metragens brasileiros produzidos nos últimos dois anos. Interessados devem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., solicitando maiores informações. Os ingressos e a pipoca são gratuitos. Para a rede pública, o transporte também é grátis.

Cinema e Diversidade Cultural

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis tem como principal objetivo exibir filmes que traduzem a multiplicidade cultural do Brasil e do mundo. A diversidade é fundamental para o desenvolvimento da consciência e, consequentemente, da cidadania. É no contato com as diferenças que nos enxergamos.

As imagens exercem um grande poder na formação das crianças. A qualidade do conteúdo que apresentamos a elas, sejam filmes, programas de TV ou estímulos artísticos ajudam na construção de valores e saberes.

O cinema é uma expressão que incorpora a música, a literatura, as artes cênicas e plásticas, além de outras áreas do conhecimento, como história, geografia, ciência. A sétima arte pode ser um suporte para a formação cultural de um indivíduo mais crítico e consciente.

A Mostra acredita que o cinema que valoriza a cultura (a ‘nossa' e a do ‘outro'), incentiva a autoestima, gera curiosidade e, acima de tudo, que diverte as crianças, pode ser a chave para um mundo melhor. Um mundo que aceite as diferenças como parte da riqueza cultural.

Idealizadora - Luiza Lins é catarinense e realizou os seus estudos na cidade do Rio de Janeiro. Em Nova York formou-se em inglês, e fez cursos de teatro e cinema. Trabalhou como atriz no programa infantil Revistinha, da TV Cultura de São Paulo e como dubladora profissional na Álamo.

07062011peqEm Florianópolis, participou em peças teatrais e trabalhou em TVs como apresentadora de telejornal e de programas de variedades. Realizou projetos nas áreas de vídeo e cinema, como o documentário "Arquitetura na Ilha de Santa Catarina" e "O Capitão Imaginário", este último premiado como o melhor filme ecológico do Brasil de 2002. Foi produtora do Programa "A Escola TV", do Governo de Santa Catarina, e de outras produções voltadas à educação.

Em 2002, idealizou e realizou a primeira Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, evento pioneiro no Brasil que promove a inclusão social e a educação através do cinema. Outro objetivo importante do evento é desenvolver o cinema infantil nacional. Para isso, Luiza incluiu na programação da Mostra os Encontros Nacionais do Cinema Infantil, que realizará a 6ª edição em 2010.

Em 2010 a Mostra realiza a sua 9ª edição e se consolida nacionalmente pela qualidade e importância. O evento premia, anualmente, o melhor curta metragem nacional voltado para crianças com aporte em dinheiro. Este ano, em uma parceria inédita com a TV Brasil, ampliou o número e o valor dos prêmios, somando R$ 20 mil para a concretização do cinema nacional voltado à infância.

Realiza Mostras de cinema para crianças em várias cidades catarinenses e de todo Brasil, e atualmente começa a fazer curadoria para festivais nacionais, promovendo o cinema infantil nacional.Lançou em Fevereiro de 2010 o DVD Infantil duplo "O Mistério do Boi de Mamão e o Campeonato de Pescaria".

Atualmente desenvolve roteiros de filmes para crianças junto com profissionais ligados à educação e participa da elaboração do primeiro Seminário Internacional de Cinema Infantil, juntamente com o Ministério da Cultura.

Parcerias - A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis acontece graças aos patrocínios e apoios de empresas, entidades e muita gente amiga que confia no evento e acredita que o cinema pode ajudar na educação e na cidadania das crianças.

Mais informações poderão ser obtidas com o jornalista Fifo Lima
Press jornalismo cultural
Telefone: (48) 4141-2112 ou 9146-0251

Plano de Gesatão Escolar 2023