Concluído o Raio X, a comissão passará, então, a elaborar o PAR, com suas ações e subações, e o encaminharão ao Ministério da Educação (MEC). "Esse plano resultará em mais recursos para o setor educacional catarinense", enfatiza a coordenadora da comissão na SED, Nadir Peixer da Silva.
Ela lembra que o PAR faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) que prevê, entre outras metas, priorizar uma educação básica de qualidade com investimentos também na educação profissional, ensino superior e educação a distância. "Na administração anterior, a Secretaria aderiu ao PDE e nesta gestão ao PAR, que traça metas e diretrizes para o período de 2011 a 2014", explica a coordenadora.
Saiba Mais (Fonte: Assessoria de Planejamento da SED)
PAR - É um plano de metas que tem como foco a educação básica, no qual a base do compromisso é a conjugação de esforços da União, estados, Distrito Federal e municípios, em regime de colaboração.
Objetivo - Melhorar a qualidade da educação básica por meio do assessoramento técnico e financeiro do MEC e da mobilização de recursos e de parcerias da sociedade, em apoio ao trabalho dos governos Federal, estadual, distrital e municipal, em suas redes de ensino.
Componentes - Diretrizes para os sistemas de ensino; tecnologias educacionais para apoiar os sistemas públicos de ensino na melhoria dos indicadores da educação básica; e metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para as escolas das redes estaduais e municipais.
O Ideb e o Plano de Metas - O "Compromisso Todos Pela Educação" estabelece um plano de metas para a melhoria da educação e o Ideb é o indicador que possibilita a verificação dessas metas. Ele combina os resultados da aprendizagem e do fluxo escolar obtidos com a Prova Brasil, com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Censo Escolar.