
"Com índice de 3,86%, o Estado seria merecedor do selo de Estado livre de analfabetismo, pois o Ministério da Educação (MEC), em 2007, instituiu aos municípios livres de Analfabetismo para aqueles que apresentassem uma Taxa abaixo de 4%, ou de Alfabetização superior a 96%", comemora o assessor de Análise Estatística da Secretaria de Estado da Educação, Edson Dirksen.
Outra boa notícia é que Estado passou para 58 o número de municípios livres de Analfabetismo, ou 20% dos municípios catarinense em 2010, realização do último censo do IBGE. Em 2000, eram 16 municípios praticamente sem analfabetos, o equivalente a 6,0%.Nesta década, o Estado teve um aumento de 262,5% se comparado a 2010 em relação a 2000.
" Podemos constatar, agora, que Santa Catarina está colhendo os frutos de seus investimentos nesta ultima década na erradicação do analfabetismo, por meio de Políticas Publicas Educacionais, dando oportunidade às pessoas de idade avançada para se alfabetizarem com colegas de idade similares, barreiras estas que muitas vezes os levam a abandonar os estudos", destaca o coordenador de Estatística da SED, Francisco Fernández Alvares.
Quando se analisa o desempenho dos municípios na taxa de analfabetismo dos 293, apenas sete não superaram os índices do Censo de 2010. São João do Oeste, ainda que não tenha superado tal taxa, conservou o primeiro lugar entre os municípios mais alfabetizados do Estado. Em 2000, a Taxa era de 0,90%, passando para 1,04% em 2010 apresentado crescimento de 0,14%.
Entre as primeiras seis cidades mais alfabetizadas, Balneário Camboriú foi a que apresentou maior queda na taxa de analfabetismo, que em 2000 era de 3,0% e em 2010 passou para 1,5%, sofrendo uma queda de menos 1,5%, o que a fez passar de sexto lugar para o segundo no ranking considerando o Censo de 2010. "Este município tem uma população de 108.089 habitantes, ocupando no ranking o décimo segundo mais populoso", informa Alvares.
Onde é preciso investir mais - Entre os três últimos municípios colocados na Taxa de Analfabetismo, tanto no Censo de 2000 quanto no de 2010 estão Cerro Negro, posicionado no 293º lugar com 14,93% de analfabetismo; Entre Rios no 292º lugar com 14,93% e Campo Belo do Sul no 291º lugar com taxa de 14,43%. Apesar de manter-se no ranking nas mesmas posições em 2000 e 2010, são municípios que apresentaram queda no analfabetismo, porém não foi suficiente para tirá-los dessas últimas posições.
Os três municípios são de porte populacional pequeno, no caso Cerro Negro tem uma população, em 2010, de 3.581 habitantes, ocupando o 220º lugar dos municípios. Entre Rios tem 3.018 habitantes, ocupando no ranking populacional 238º lugar. Campo Belo do Sul tem 7.483 habitantes e ocupa o 146º lugar no ranking populacional entre os municípios catarinenses.
"É fundamental que se firme uma forte parceria entre Estado, município e iniciativa privada para combater o analfabetismo, por meio de Políticas Publicas Educacionais", ressalta o assessor de Análise Estatística da Secretaria. "A oferta da Educação de Jovens e Adultos deve ser ampliada, facilitando o acesso e dando oportunidade a essas pessoas para aprender a ler e conhecer o mundo maravilhoso da leitura e saber exercer seu direito à cidadania", complementa o coordenador de Estatística.
Tabela de municípios com taxa de analfabetismo inferior a 4%: Clique para aumentar.