TwitterFacebookYoutubeInstagram

23-12 PENOA - PEQUENACom o objetivo de garantir que o aluno consiga superar a defasagem de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, o Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA) atendeu, em 2015, mais de 23,7 mil alunos em 1.521 turmas. Lançado em 2013, o programa atende alunos do 3º ao 8º ano do ensino fundamental e do 1º do ensino médio que apresentam lacunas de conhecimento no processo de leitura, produção textual oral e escrita e cálculo.

Segundo a diretora de Educação Básica e Profissional da SED, Marilene Pacheco, o trabalho pedagógico do programa tem por base a Proposta Curricular de Santa Catariana e no documento Orientação Curricular com foco no que ensinar: Conceitos e Conteúdos para a Educação Básica-2011. “O PENOA busca metódos diferenciados de estudo para que o aluno consiga superar a defasagem de conteúdo apresentado em Língua Portuguesa e Matemática. As aulas são oferecidas no contraturno escolar, duas vezes por semana de forma mais dinâmica e interativa”, explica Marilene.

A avaliação dos pais é positiva. Lucia Maria Batista, mãe de Maxiliano, de 16 anos, conta que o filho  participa do Programa há sete meses na Escola Bertino Silva, de Leoberto Leal, e destaca que além do filho estar sendo gratificado, a educação em Santa Catarina está tendo essa oportunidade, o que é importantíssimo. “É um ganho para os pais e pra educação. O Penoa significa muito para nossa família, pois o Maxiliano progrediu bastante, posso dizer que a melhoria foi de 90%. As notas melhoraram, assim como o comportamento dele como aluno”, destaca. “Até deixo uma dica: quem tem a oportunidade de participar do programa, não deve perder, pois só trás  benefícios”, acrescenta.

O Programa continua em 2016 com turmas na grande maioria das escolas estaduais. Quem tiver interesse em participar do programa pode entrar em contato com a secretaria da escola.