IMG 20160805 WA0007Com o objetivo de discutir o papel e a importância dos Fóruns Municipais da Educação e o acompanhamento constante dos Planos Municipais de Educação (PME), o município de Lages recebeu nesta sexta-feira, 5, o primeiro Seminário do Plano de Educação - SC Em Movimento.

O encontro, promovido pelo Fórum Estadual de Educação (FEE), ocorreu no campus da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e contou com a palestra do ex-secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE), Arnobio Marques de Almeida Junior (Binho Marques).

IMG 0482De acordo com a secretária-adjunta da Educação, Elza Moretto, que também participou do evento, acompanhar o processo de efetividade dos PMEs reflete, diretamente, na qualidade da educação catarinense. “Além de garantir os direitos dos estudantes, os planos municipais são ferramentas norteadoras de ensino e de políticas pedagógicas”, ressaltou.

Entre as ações, está a implantação e/ou fortalecimento dos Fóruns Municipais da Educação, que, além de ser uma exigência do Plano Nacional de Educação, é uma forma de envolver os gestores e a comunidade escolar nas políticas educacionais.

Os próximos quatro encontros serão em Blumenau, Criciúma, Florianópolis e Chapecó, com o objetivo de reunir todas as Gerências Regionais de Educação e representantes dos 295 municípios de Santa Catarina.