Participam cerca de 200 educadores representantes das entidades que integram os 51 municípios da região

IMG 0482O Fórum Estadual de Educação (FEE/SC) promove nesta quinta-feira, 25, o quarto Seminário do Plano de Educação - SC em Movimento, no Espaço Físico Integrado (EFI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Serão cinco encontros com o propósito de envolver todas as Gerências Regionais de Educação e os representantes dos 295 municípios de Santa Catarina para escolher os representantes e implantar as ações dos Fóruns Municipais de Educação. A próxima, e última cidade a receber o Seminário será Chapecó, em setembro.

De acordo com a coordenadora do FEE, Elza Moretto, os Planos Municipais de Educação (PME) também estão no foco do encontro. “Acompanhar o desenvolvimento dos Planos faz parte de um conjunto de ações para que possamos promover a integração das redes de educação do Estado”, explica Elza, que também é secretária-adjunta da Educação.

O palestrante deste quarto encontro será Arnóbio Marques de Almeida Junior (Binho Marques), representante da Secretaria de Articulação com os Sistema de Ensino do Ministério da Educação (SASE/MEC) e membro/titular do Fórum Nacional de Educação. Para Marques, o papel crucial dos fóruns é promover a democratização da educação, como forma de assegurar o acesso a uma educação pública de qualidade para todos.

A coordenadora do FEE ressalta que a implantação e o fortalecimento dos Fóruns Municipais estão previstos no Plano Nacional de Educação (PNE) e têm a função de envolver os gestores e a comunidade escolar nas políticas educacionais.