Visita Oeste 2O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, esteve nesta quinta-feira, 05, no Meio Oeste e no Extremo Oeste catarinense para acompanhar os preparativos para o final do ano letivo de 2019 e o começo no ano letivo de 2020.

Na passagem por Chapecó, o secretário tratou com a Coordenadoria Regional da cidade sobre as 1.300 novas vagas para 2020. Dessas, 120 serão abertas na EEB Professora Irene Stonoga, que atualmente conta com 599 alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e deve receber mais quatro turmas no período vespertino.

A unidade escolar é a terceira escola estadual em Santa Catarina anunciada para integrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM), modelo do Governo Federal. A EEB Professor Ângelo Cascaes Tancredo, em Palhoça, e a EEB Emérita Duarte Silva e Souza, em Biguaçu, ambas na Grande Florianópolis, foram as primeiras anunciadas pela Secretaria de Estado da Educação (SED) ao aderir o programa.

No dia 1 de novembro, a SED recebeu a confirmação do MEC de que poderia selecionar uma escola estadual no município de Chapecó, como nova cidade contemplada pelo PECIM, fora da região metropolitana da Capital. Os procedimentos de comunicação à escola e de aprovação junto à comunidade escolar, requisitos do MEC, foram aplicados pela secretaria, que providencia algumas melhorias na unidade para o início das atividades no modelo no ano letivo de 2020.

Visita Oeste 1O secretário da Educação lembra que as adequações ao modelo federal preservam a autonomia e liderança da gestão escolar, exercida pelos diretores e atuação dos educadores. Enquanto as duas escolas da Grande Florianópolis terão reforço dos militares das forças armadas, em Chapecó, a EEB Irene Stonoga contará com a presença de militares da reserva da polícia militar e do corpo de bombeiros. A escola passará por melhorias em ambientes para prática de esportes e música, contará com acessibilidade, entre outras.

Mais 1,3 mil novas vagas em Chapecó

A abertura da EEB Zitta Flach proporcionará as outras 1,3 mil novas vagas para o ano letivo de 2020 na cidade do Meio Oeste. Além das vagas para os anos finais do Ensino Fundamental e Médio em três turnos, a escola traz uma novidade para a educação catarinense com o modelo "smartschool", que conta com um Espaço Maker para trabalhar com os alunos a cultura do aprender por meio de experimentos.

Atualmente, parte das instalações atende a 350 alunos da EEB Zélia Scharf, que teve em 2019 a reforma completa iniciada pela SED. Até 790 das novas vagas na EEB Zitta Flach serão abertas já no início do ano, com matrículas para o Ensino Fundamental e o Médio.

Regional de Dionísio Cerqueira recebe novos materiais

Visita Oeste 6Na visita ao Extremo Oeste, o secretário Natalino Uggioni fez o acompanhamento das ações de melhoria nas escolas da rede estadual da região de Dionísio Cerqueira e formalizou a entrega de equipamentos de tecnologia, mobiliário, higiene e limpeza em escolas de toda a Regional. Seis caminhões viabilizam, durante a semana, as entregas em 26 escolas de oito municípios da região.

Os 50 microcomputadores, 20 tablets, 19 computadores, 17 projetores multimídia, 13 aparelhos de som, 3 caixas de som e 3 suportes para projetor que chegam às unidades escolares fazem parte do investimento de R$ 39 milhões no eixo Educação Inovadora do programa Minha Nova Escola do Governo do Estado. Estão sendo entregues também itens de mobília, como cadeiras, bancos, pufes, balcões, mesas para palco, gaveteiros e armários.