unieduA Secretaria de Estado da Educação (SED) divulgou o prazo de inscrição para alunos que querem concorrer ainda no primeiro semestre de 2020 ao Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – Uniedu, em 2020. O período de submissão para os alunos se inicia no dia 09 e vai até 17 de maio, devido à suspensão das aulas presenciais em Santa Catarina como forma de combate ao coronavírus.

Os atuais beneficiados pelo programa tiveram a continuidade das bolsas de forma automática. A orientação é que os estudantes acessem o sistema Uniedu, a partir do dia 9 de maio, para verificar se o cadastro está atualizado e preenchido de forma correta, além da liberação do sistema para assinar o CAFE e os recibos, conforme as exigências contratuais para manutenção das bolsas.

"Temos feito a gestão com interação constante com as entidades Acafe e Ampesc, discutindo e alinhando os melhores encaminhamentos para atender as expectativas e  necessidades das instituições de ensino e dos estudantes beneficiados, sempre seguindo os dispositivos legais", destaca o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

Acesse o site do Uniedu para conferir o cronograma completo

Entenda como é feita a seleção

A seleção dos bolsistas é feita com base na avaliação do grau de carência dos candidatos de acordo com o Índice de Carência (IC) calculado pelo Sistema de Cadastro do Uniedu. O percentual de auxílio varia de 25% a 100% da mensalidade paga pelo aluno.

Os alunos interessados em participar do programa podem se cadastrar no site do Uniedu durante o ano inteiro. A classificação baseada é atualizada diariamente e os candidatos com maior Índice de Carência ao fim do dia 17 de maio serão beneficiados, de acordo com as bolsas de estudo concedidas em cada instituição de ensino superior.

A partir do dia 18 de maio, os estudantes contemplados saem automaticamente da lista de classificação e garantem o direito à bolsa, desde que atualizem a documentação pessoal a cada semestre e tenham desempenho acadêmico satisfatório. A lista de classificação passa a ser atualizada com os demais candidatos até o segundo semestre.

Prazo alterado para as instituições de ensino superior

O novo cronograma também prorrogou alguns prazos para ações das instituições de ensino superior credenciadas pelo programa. As unidades de educação poderão cadastrar novas bolsas de estudo até o dia 4 de maio, com o sistema em manutenção entre os dias 5 e 8 de maio para processar as novas vagas.

O sistema Uniedu será liberado novamente entre os dias 18 e 29 de maio, período em que as instituições de ensino superior poderão fazer correção das bolsas já lançadas e conceder novas bolsas. Dúvidas e problemas devem ser reportadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.