Mais de 1000 profissionais de educação da rede estadual participaram ao vivo da live de lançamento do Portfólio de Componentes Curriculares Eletivos do Novo Ensino Médio em Santa Catarina, na tarde desta quinta-feira, 10. A transmissão, realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) e o Instituto Iungo, contou com interpretação em Libras.
O Portfólio reúne um conjunto de roteiros pedagógicos e foi construído com a participação de 363 profissionais da rede, envolvendo professores(as) e coordenadores(as) das 120 escolas-piloto do Novo Ensino Médio (NEM), profissionais das Coordenadorias Regionais de Educação, além do apoio de técnicos(as) da SED, profissionais da equipe ProBNCC (Programa de Apoio à Implementação da BNCC), bem como de especialistas do Instituto Iungo. O trabalho ocorreu entre os meses de agosto e novembro de 2020, com um vasto cronograma de encontros e de elaboração escrita por seis grupos de trabalho.
Portfólio para professores
Ao todo, o Portfólio apresenta 25 Componentes Curriculares Eletivos (CCEs) divididos entre as Áreas do Conhecimento (Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), além de duas Áreas de Concentração (Ciência e Tecnologia e Componentes Integradores). O material, com 497 páginas, é composto de Roteiros Pedagógicos, com objetos de conhecimento, habilidades e competências, orientações metodológicas, avaliação, além de uma sugestão de percurso, que busca subsidiar o trabalho do professor dos CCEs. Cada escola-piloto deve receber exemplares impressos do material em 2021, mas a versão em pdf já pode ser acessada aqui.
Além disso, será ofertado aos estudantes um Portfólio específico, em formato digital, que proporcionará a eles maior segurança ao realizar as escolhas que definirão suas trajetórias escolares.
Para o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, esse trabalho colaborativo trouxe um resultado primoroso. ”Estamos proporcionando aos nossos jovens uma educação que responde as suas expectativas e que faz sentido em suas vidas e carreiras. Esse é um grande legado que vamos deixar para os jovens que estarão no Novo Ensino Médio a partir do próximo ano”.
Na visão da diretora de Ensino da SED, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, o processo foi conduzido pelos mais de 300 educadores e equipe de Ensino da SED com maestria e trouxe um resultado qualificado: “Desenvolvemos 25 componentes diversificados, inovadores e mobilizadores para ampliar o protagonismo dos nossos jovens estudantes”.
Além da equipe técnica da diretoria de Ensino da SED, a transmissão contou com a participação da equipe do Instituto Iungo, entidade parceira da SED no desenvolvimento dessa ação. Para Paulo Andrade, diretor de Educação do Instituto, o portfólio foi resultado de um Trabalho intenso de colaboração. “Trata-se de uma proposta robusta e inovadora. São caminhos possíveis para promover o desenvolvimento integral desses jovens. Que esse conjunto de componentes possa inspirar não somente as práticas das escolas de Santa Catarina, mas de todo o país”.
Participação da rede
Diversos educadores comentaram no chat da transmissão ao vivo, interagindo e enviando dúvidas, que foram respondidas pela equipe ao final da live. Acompanhe abaixo alguns dos comentários:
“Muito orgulho de fazer parte desse processo”, Emanuele Staudt Dias
“Foi muito bom ter participado desse desafio. Amei! Gratidão”. Iraci P Scanagatta
“O processo de construção dos CCEs foi enriquecedor, grata por participar ativamente desta construção e por essas pessoas comprometidas!” Daiane Ferreira Mendes
Alunos participam da seleção dos componentes
A escolha dos Componentes Curriculares Eletivos ofertados por cada uma das escolas do NEM em 2021 ocorrerá de acordo com um cronograma estabelecido pela SED e terá início pela análise das possibilidades de oferta da Unidade Escolar, conforme detalhamento abaixo:
De 11 a 18/12: A partir do Portfólio de Componentes Curriculares Eletivos disponibilizado pela Rede, a Unidade Escolar definirá suas possibilidades de oferta, a partir das condições objetivas da escola (infraestrutura física e de pessoal), registrando suas escolhas nesta página disponibilizada pela SED, exclusiva para as escolas. Respostas serão aceitas apenas com e-mail institucional.
21/12 a 11/01/2021: Período em que o estudante poderá indicar, dentre os CCE selecionados pela escola, aqueles que possui maior interesse em cursar - o número de possibilidades será limitado a quatro por estudante. Essa votação será realizada também em uma página disponibilizada pela SED. (A página será ativada somente nas datas indicadas acima)
12 a 31/01/2021: Os Componentes Curriculares Eletivos mais votados pelos estudantes definirão a oferta real da Unidade Escolar, ou seja, os componentes que a escola irá, efetivamente, oferecer, respeitando a quantidade de turmas de Novo Ensino Médio e de componentes da matriz curricular vigente.
Durante o período de matrículas: Alinhado ao ato da matrícula, os estudantes deverão realizar a escolha dos CCE que serão cursados no 1º e 2º semestre de 2020.
Saiba mais
Os Componentes Curriculares Eletivos integram a parte flexível do Novo Ensino Médio, os chamados Itinerários Formativos, e buscam a ampliação de conhecimentos e ofertar a oportunidade para o estudante construir a própria trajetória escolar, em um contexto de flexibilidade. Outra proposta dos CCEs é atender as demandas sociais locais, trazendo metodologias ativas e de caráter prático e dinâmico, despertando o interesse dos jovens pela via da experimentação.
Cada componente será ofertado nas escolas com periocidade semestral com uma carga horária de 40 horas, sendo executados semanalmente, com carga horária de duas a quatro horas/aulas sequenciadas. As turmas poderão ser mescladas, reunindo estudantes de turmas distintas, da mesma série, em um mesmo CCE.