TwitterFacebookYoutubeInstagram

 

reuniao sinteA Secretaria de Estado da Educação (SED) recebeu representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) para uma reunião na sede do órgão na tarde desta quinta-feira, 18. O encontro teve como objetivo reforçar o diálogo dos gestores da secretaria com o sindicato, incluindo a apresentação das ações do início do ano letivo e o recebimento de reivindicações da categoria.

No início do encontro, foi apresentado ao sindicato as informações sobre o processo seletivo para contratação de professores ACTs, que usou uma plataforma on-line inédita e terá o resultado da primeira chamada divulgado nesta sexta-feira, dia 19. A secretaria destacou a grande procura de professores para as vagas, destinadas para atuação presencial nas escolas, encerrando o processo com 21 mil candidatos e 59 mil intenções de vaga.

O início do ano letivo, que ocorreu nesta quinta-feira, também pautou a reunião. A secretaria reforçou que o processo foi construído de forma democrática, considerando as especificidades das escolas e respeitando os alunos e professores do grupo de risco. Por isso, foi elaborado com três modelos: 100% presencial, misto e 100% remoto.

Também foi reforçado que a segurança é o principal pilar do retorno presencial da rede estadual, que teve investimentos para compra e distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) às escolas e adaptações nas unidades de ensino. Além disso, também foi destacado que o desejo de retorno presencial dos alunos ficou evidente na opção de 82% dos estudantes da rede por iniciarem o ano letivo de forma presencial.

Por fim, a secretaria colocou-se à disposição para criar um canal direto com o sindicato para o envio de possíveis problemas e denúncias nas unidades escolares. O objetivo é que a secretaria tenha ciência dessas informações de forma rápida e possa agir de prontidão, fazendo as adequações necessárias para melhorar o ensino para alunos e professores - algo semelhante ao que ocorre pelo contato do 0800, que foi ampliado no início do ano letivo para que a comunidade escolar possa auxiliar nesse processo de retorno presencial.