PNLD transmissão encontro técnicoPara auxiliar nos encaminhamentos do processo de escolha do livro didático do Ensino Médio das escolas públicas de todo país em 2021, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizou a transmissão ao vivo de um Encontro Técnico na quinta-feira, 25. Participaram da live representantes da Secretaria de Estado da Educação (SED), das coordenadorias regionais e das escolas do Ensino Médio da rede.

O objetivo foi repassar as informações necessárias sobre a utilização do sistema de escolha e a seleção das obras para projetos no Ensino Médio. Ao longo da segunda quinzena de fevereiro, a equipe pedagógica e os professores do Ensino Médio da rede estadual de ensino estão definindo coletivamente as obras que serão utilizadas.

Escolha será realizada até 15 de março

guia pnldA escolha está vinculada ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que avalia e distribui livros didáticos, pedagógicos e literários, de forma universal e gratuita às escolas públicas das redes da Educação Básica. O Programa se concretiza através do sistema do PDDE Interativo e de ações coordenadas das redes estaduais e municipais.

A escolha do livro para o Ensino Médio acontecerá na primeira quinzena do mês de março, até o dia 15 de março. Os materiais didáticos a serem escolhidos são as obras de Projetos Integradores nas quatro áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Projeto de Vida do Ensino Médio.

Atualmente, o sistema PDDE Interativo já permite especificar o número de estudantes que cursam o Ensino Fundamental e Médio, através da ferramenta “Matrícula”. Os gestores escolares devem inserir essa informação no sistema até o dia 31 de março.