Imagem chamada ActsA Secretaria de Estado da Educação (SED) informa que, a partir desta segunda-feira, 3, as chamadas de professores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs) serão realizadas de forma descentralizada, ou seja, diretamente pelas 36 Coordenadorias Regionais de Educação. Para buscar as vagas de seu interesse, o professor pode consultar este link.

Durante o início do ano letivo de 2021, o sistema de chamadas de professores temporários foi centralizado na própria secretaria. Agora, de acordo com as novas diretrizes da Diretoria de Gestão de Pessoas, cada coordenadoria regional poderá estabelecer o cronograma de datas conforme suas demandas específicas, respeitando o horário fixo de abertura da chamada, às 19h, e o horário de encerramento, 13 horas do dia seguinte.

A inscrição para que o interessado possa participar do processo seletivo segue de forma totalmente on-line, conforme já acontece desde o início da pandemia. Para isso, o candidato deverá fazer o cadastro neste site, criando sua conta gov.br. Em seguida, deve acessar o sistema e realizar seu cadastro ou atualizar seus dados. Com o cadastro finalizado, o candidato pode definir suas intenções de vaga, conforme orientações apresentadas pelo sistema e de acordo com o edital vigente.

Sistema inovador e pioneiro
Esse sistema de chamadas on-line para contratação de professores em caráter temporário foi desenvolvido em parceria com o Ciasc em 2020. Trata-se de um sistema inovador no Estado e no país, que possibilita a escolha de vagas com agilidade e sem aglomerações.

Antes da pandemia, as chamadas ocorriam de forma presencial, muitas vezes em locais com pouca estrutura física e com aglomeração de servidores para atendimento dos candidatos. Nas maiores Coordenadorias Regionais de Educação, chegava-se a atender mais de 1000 candidatos por dia, algo solucionado com o atual sistema.