logo saebA Secretaria de Estado da Educação (SED) está realizando um diagnóstico para promover ações específicas em escolas da rede estadual de ensino que não obtiveram a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019. O objetivo é entender, a partir de um questionário, o contexto de cada escola e traçar um plano de desenvolvimento para as unidades de ensino.

O questionário foi enviado para o e-mail institucional de cada escola e deve ser respondido pelos gestores até o dia 17 de maio. Após este prazo, a SED inicia o trabalho de avaliação dos resultados e planejamento de ações para capacitação de diretores, professores e interlocutores regionais da secretaria.

Com a perspectiva de que a prova seja aplicada novamente em 2021, entende-se que a quantidade de escolas com os resultados divulgados precisa ser maior para que os dados representem a realidade da educação em Santa Catarina. Dessa forma, o planejamento de investimentos e desenvolvimento do sistema público de ensino poderá ser ainda mais assertivo.

O Saeb é uma prova aplicada a cada dois anos para coletar dados sobre as escolas e medir a taxa de rendimento dos estudantes das redes públicas de ensino federal, estadual e municipal. Para terem os resultados divulgados, segundo o Inep, as escolas precisam registrar participação de 80% dos estudantes matriculados e no mínimo dez alunos em cada turma avaliada.

No boletim de resultado, são compiladas informações como o aprendizado dos alunos, nível de esforço docente, complexidade de gestão das unidades escolares, por exemplo. Estes dados também são fundamentais na composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal medidor de qualidade da educação e determinante para a organização das políticas de ensino público.