Capa Site Censo Escolar 2021

Inicia nesta sexta-feira, 18, a coleta do Censo Escolar 2021 com a abertura do Sistema Educacenso. Os dados declarados neste ano terão como referência o dia 26 de maio, dia nacional do Censo Escolar.

Nessa etapa são coletados dados do formulário de Escola, Gestor, Turma, Aluno e Profissional escolar em sala de aula. Após a publicação final, os dados irão compor as estatísticas educacionais brasileiras e servirão de base para o repasse de recursos do Governo Federal e Estadual, bem como o planejamento, implementação e acompanhamento de Políticas Públicas de Educação.

A Secretaria de Estado da Educação (SED) esclarece que a coleta obrigatória da Escola engloba as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional. As informações inseridas no Sistema Educacenso deverão ter como base documentos administrativos e pedagógicos, sendo o Gestor Escolar o responsável pela fidedignidade dos dados declarados, pelo acompanhamento de todas as fases do processo censitário e pelo cumprimento dos prazos.

A coleta é coordenada nacionalmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, em Santa Catarina, pela Gerência de Avaliação de Desempenho e Estatísticas (SED/DIPE/GAEBE), com a colaboração dos Coordenadores Regionais e Municipais do Censo Escolar e usuários responsáveis pela inserção e verificação dos dados nas escolas públicas e privadas de Santa Catarina.

As escolas estaduais de Santa Catarina realizam a coleta através da funcionalidade Migração, que consiste na importação dos dados do Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (Sisgesc) para o Sistema Educacenso.

Em caso de dúvidas sobre a coleta dos dados, os gestores escolares podem entrar em contato com a DIPE pelos e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..