Lixo vira arte Escola Campos NovosCinco escolas da rede estadual de educação estão participando de um projeto de construção de instrumentos a partir de materiais recicláveis. Intitulada “Sabe o lixo? Virou arte!”, a iniciativa busca despertar o gosto pela cultura, associando-a com a sustentabilidade.

EEF Rafael Dal PaiParticipam das atividades as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental das seguintes escolas da rede estadual de Campos Novos: EEB Henrique Rupp Júnior, EEB Paulo Blasi, EEF Rafael Dal Pai, EEB Profª Antonia Correa Mendes e EEB Gasparino Zorzi. O projeto abrange ainda escolas municipais de outras quatro cidades da região.

Os professores e alunos são capacitados em oficinas de música instrumental com a construção de instrumentos a partir de embalagens de alimentos recicláveis, como latas de metal e potes plásticos. A oficina é ministrada pelo grupo Patubatê, de Brasília/DF, de forma remota por videoconferência ao vivo.

Também são oferecidas oficinas de alfabetização cênica com a construção de cenários a partir de materiais recicláveis. Essa oficina é ministrada pelo grupo Teatral Reminiscências de Joaçaba.

Professora descreve entusiasmo dos alunos

Eeb Gasparino Zorzi 2A professora dos Anos Iniciais da EEB Profª Antonia Correa Mendes, Elis Regina Bressan Felicetti, descreve que tanto ela quanto os estudantes ficaram muito entusiasmados com o projeto e que o aproveitamento foi excelente: “Observei nos olhos das crianças que elas estavam motivadas para aprender a fazer. Além dos materiais que podem ser reutilizados, a gente sabe que essa atividade desenvolve a vontade de criar, montar e inventar muitas outras possibilidades. E o mais legal é que pode ser transformado em arte”.

O projeto inclui ainda um concurso artístico, com a seleção de apresentações musicais e peças teatrais. O concurso acontece em três etapas: a escolar, a municipal e a regional. A etapa regional, que é a final, será realizada em setembro, com a premiação das apresentações vencedoras e show do Grupo Patubatê.

Conheça o projeto

O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com produção cultural do Instituto Humaniza e patrocínio da Enercan – Campos Novos Energia S.A e da Statkraft, com realização da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo (Governo Federal).

A série #EnsinoEmSC tem como objetivo apresentar iniciativas de professores e gestores nas escolas da rede estadual de Santa Catarina. As ações serão apresentadas nas mídias sociais pela página @educacaosc e semanalmente no site da Secretaria de Estado da Educação. Estimule as iniciativas na sua escola e participe publicando as ações nas mídias sociais com a hashtag #EnsinoEmSC!