TwitterFacebookYoutubeInstagram

Sabão.CapaDuas escolas da rede estadual estimularam os alunos a refletir sobre sustentabilidade a partir de oficinas de produção de sabão em barra e sabonete líquido nos laboratórios instalados nas unidades.

Os estudantes das três turmas de 2º ano do Ensino Médio da EEB Maria Corrêa Saad, de Garopaba, produziram sabão caseiro a partir da reciclagem do óleo de cozinha usado. A ação foi realizada em conjunto com professores dos componentes curriculares de Biologia, Física, Matemática, Química e Saúde, Sociedade e Meio Ambiente. O projeto integrador teve como tema o indicador 6 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, "Água potável e saneamento".

A professora de Biologia, Renata Martins Caçador, relata que, antes da prática, o grupo de professores realizou uma apresentação teórica com dados sobre os impactos do descarte do óleo de cozinha usado na pia ou no lixo comum, causando contaminação na água e no solo.

Durante as aulas, a equipe ainda mencionou um projeto na cidade que realiza a coleta de óleo de cozinha usado, de forma a estimular a conscientização dos alunos e seus familiares sobre a destinação adequada desse tipo de resíduo.

Produção de sabonete líquido
EEB Nereu Ramos 2Além de sabonete em barra, o 3º ano da EEB Nereu Ramos, em Itajaí, produziu também sabonete líquido no laboratório de Química, usando óleos vegetais, como canola, milho e soja.

Os alunos fazem parte do Curso Técnico em Alimentos e a aula de saboaria foi ministrada pela professora de Química de Alimentos, Julia dos Santos Dexheimer. Durante a aula os alunos ainda extraíram óleos essenciais de ervas e alimentos. 

sabonetes produção“Gosto sempre de abordar com os alunos os procedimentos para reutilizar restos de alimentos. Durante a aula de produção de sabonetes vimos todo o conteúdo de extração de óleos essenciais de ervas e de reações interessantes à indústria, além de os alunos testarem experimentalmente as reações químicas de saponificação e transesterificação”, detalha a profissional.

 

A série #EnsinoEmSC tem como objetivo apresentar iniciativas de professores e gestores nas escolas da rede estadual de Santa Catarina. As ações serão apresentadas nas mídias sociais pela página @educacaosc e semanalmente no site da Secretaria de Estado da Educação. Estimule as iniciativas na sua escola e participe publicando as ações nas mídias sociais com a hashtag #EnsinoEmSC!