TwitterFacebookYoutubeInstagram

print vídeo Astronomia 2

Alunos dos três anos do Ensino Médio da EEB Bom Pastor, de Chapecó, estão produzindo uma série de vídeos sobre temas relacionados com astronomia. Intitulado “Onde é meu espaço”, o programa começou em setembro de 2020, é exibido no Youtube e já está no 18º episódio.

A iniciativa foi sugerida pelo professor de matemática Carlos Rutz. Carlos coordena a oficina de robótica da escola, onde são abordados conhecimentos de matemática e física: “Trabalhar com astronomia, astronáutica e outros campos de conhecimento já era minha ideia há muito tempo e a pandemia acelerou isso. Continuamos fazendo nossas reuniões remotas e com a websérie de astronomia acabamos criamos um braço sobre astronomia na liga de robótica”.

Os vídeos têm entre dois e seis minutos de duração e descrevem de forma objetiva fenômenos como as fases da lua, eclipses, orientação pelos astros e alteração das marés. Além disso, os temas também se baseiam em os eventos astronômicos previstos para acontecer, como chuva de meteoros e troca de estações.

Assim, o professor sugere que um estudante voluntário faça uma pesquisa e grave o episódio, com o auxílio de um monitor do projeto. Dessa forma, em cada episódio um estudante é protagonista, tanto do trabalho de pesquisa quanto da gravação e edição. A atualização do canal ocorre geralmente a cada 15 dias. O próximo vídeo será postado na quinta-feira, dia 1° de julho.

Alunos relatam experiência positiva

Print programa Onde é meu espaço 2Gabrieli Rosseto é aluna do 2º ano do Ensino Médio da Bom Pastor, ou Bompa, como a escola é carinhosamente chamada pela comunidade. Ela foi a responsável pela pesquisa e gravação do 8º episódio, sobre o planeta Saturno. Ela descreve que a experiência acaba sendo um passatempo: “A gente cria uma expectativa muito grande com esse projeto, pois são assuntos curiosos, que fazem com que a gente entenda bem melhor o significado de vários assuntos”.

João Pedro Brunoni apoia os alunos da produção e no roteiro da série. Ele participou da primeira turma de robótica da escola e agora atua como monitor. Na visão dele, o destaque desse projeto é a possibilidade de ampliar a disseminação dos conhecimentos de astronomia, tanto para os alunos participantes quanto para o público em geral: “O intuito dos vídeos é também disseminar conhecimento para todos que tem acesso à plataforma de vídeos do Youtube”, destaca. Atualmente, João faz Engenharia de Controle e Automação no IFSC.

Acompanhe a playlist dos vídeos da série neste link.

Professor premiado
O professor Carlos Rutz foi o ganhador do 1º lugar do Prêmio de Inovação Catarinense 2021 (da Fapesc), na categoria Professor Inovador. Rutz se destacou pela atuação na oficina de robótica e astronáutica (Robotic League), incentivando os alunos a conhecerem novas tecnologias, fazer pesquisas, testar e construir.

Ele iniciou a oficina de robótica em 2014 na escola: “O projeto conseguiu gerar um ecossistema para colocar em prática as ideias e pesquisas dos alunos. Receber esse prêmio coroa nosso trabalho e toda a evolução dos estudantes nesse período”, pontuou na ocasião.

Saiba mais detalhes sobre a oficina de robótica e a premiação aqui.