CONAE 21 22Entidades que atuam na área da educação e todos os profissionais interessados em contribuir para a melhoria da educação brasileira podem participar na noite desta terça-feira, 31, do lançamento da etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae). O evento será on-line e transmitido ao vivo pelo canal do Conselho Estadual de Educação (CEE-SC), a partir das 19h, neste link.

A edição do Conae terá o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. A conferência nacional será realizada em novembro de 2022, sob a Coordenação do Fórum Nacional de Educação (FNE). Enquanto isso, serão realizadas em todo o país as etapas municipal, regional e estadual – esta última prevista para os dias 26, 27 e 28 de abril de 2022.

As conferências têm como meta avaliar o Plano Municipal de Educação e o Plano Estadual de Educação. As propostas apresentadas serão a base para a construção dos Planos Estadual e Municipais de Educação 2024-2034 para a próxima década, subsidiando a elaboração desses documentos.

Em Santa Catarina, a realização das conferências municipais e intermunicipais está sob a coordenação do Fórum Estadual de Educação (FEE/SC), que reúne 37 entidades participantes. Essas conferências estão marcadas para os meses de setembro e outubro, enquanto as regionais acontecerão em novembro.

Palestra de abertura

O evento contará com uma palestra de abertura do professor Genuíno Bordignon. Mestre em Educação, ele teve experiências na gestão pública federal, como docência na UFSC e na UnB. Também passou pelo Conselho de Educação do Distrito Federal.

Além de ter diversos artigos e publicações, atuou como consultor no Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, elaborando o Caderno “Conselhos Escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação” (2004) e o Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselho) e Projeto Memória, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Pela Unesco, atuou na elaboração do Plano Nacional de Educação (Projeto do PNE - PL n° 8035/2010) até a tramitação no Congresso Nacional, além de outras produções para o CNE.