TwitterFacebookYoutubeInstagram

capa site recorteProfessores e profissionais de gestão da rede estadual de educação podem se inscrever até o dia 14 de setembro em uma série de cursos mediados e autoformativos. Os cursos on-line são totalmente gratuitos, de curta duração e com certificação.

As formações serão oferecidas em duas modalidades: cursos mediados, com tutor, e cursos autoformativos, sem tutor. Os cursos têm duração entre 20 a 25 horas e serão realizados no período de 27 de setembro a 25 de outubro.

Na visão da gerente de Ensino Médio e Profissional da SED, Letícia Vieira, o Novo Ensino Médio traz as tecnologias fortemente presentes em todas as áreas do conhecimento. “Diante disso, buscamos fortalecer os conhecimentos e habilidades dos professores em relação à Ciência e Tecnologia, para que tenhamos práticas cada vez mais inovadoras nas salas de aula. Para que isso se concretize, temos dois grandes pilares de investimento: inovação na infraestrutura tecnológica e a formação de professores. Essa oferta de cursos é um grande passo nesse segundo pilar”, pontua ela.

A iniciativa é uma realização da Fundação Telefônica Vivo, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED).

Inscrições SiteAcompanhe abaixo a descrição dos os cursos disponíveis:

Cursos mediados (somente para os profissionais de Ensino Médio e Educação Profissional):

- Mudanças de tempo e espaço – 20 horas (500 vagas)

Ementa: O principal objetivo deste curso é criar espaços para apresentação e discussão de ideias, com propostas inovadoras que ajudem os alunos a aprender mais e melhor.

Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

- Inova Escola: espaços diferenciados – 25 horas (250 vagas)

Ementa: Neste curso, busca-se compreender o conceito de espaços de aprendizagem, conhecer experiências de escolas inovadoras e, a partir daí, refletir e planejar estratégias para desenvolver em sua escola.

Certificação: Instituto Singularidades

- Inova Escola: Recursos Tecnológicos – 25 horas (250 vagas)

Ementa: Este curso pretende debater sobre inovação na educação e aprendizagem significativa apoiada pelas tecnologias digitais.

Certificação: Instituto Singularidades


Acesse aqui
as inscrições para os cursos mediados.

 

Cursos autoformativos disponíveis (aberto para professores, gestores e equipes das escolas):

- Competência digital básica para a educação – 20 horas (1.000 vagas)

Ementa: Neste curso são trabalhados conhecimentos que contribuem com o ingresso e o desenvolvimento do professor na cultura digital. O docente tem a oportunidade de explorar ferramentas de produtividade para aplicação no ambiente educacional, refletir sobre o papel da conectividade em aprendizagens colaborativas e experimentar meios de integrar o uso de recursos tecnológicos ao seu planejamento pedagógico.

Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

- As Tecnologias da Informação e Comunicação no planejamento didático – 20 horas (1.000 vagas)

Ementa: A formação busca fornecer subsídios ao professor para que experimente recursos digitais com os estudantes reunindo conhecimento tecnológico, pedagógico e curricular. São explorados aplicativos do OpenOffice e analisadas ferramentas para criação de atividades (como Hot Potatoes, Ardora e Jclic). Também são examinadas experiências de Webquest e de aprendizagem baseada em projetos.

Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

 - TIC a serviço da educação: conhecimentos avançados – 20 horas (1.000 vagas)

Ementa: A formação, que compõe o nível avançado do percurso, propõe e compartilha diferentes experiências educacionais fundamentadas na aprendizagem colaborativa. Entre as iniciativas abordadas, estão possibilidades do pacote G Suite for Education, atividades geointerativas, matrizes de avaliação e modelos de gestão participativa do trabalho mediado por recursos digitais na escola.

Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul


Acesse aqui as inscrições para os cursos autoformativos.