51429918277 2985bb4d56 cO governador Carlos Moisés e o secretário Luiz Fernando Vampiro anunciaram que o Estado vai repassar R$ 3,5 milhões ao município de Laguna para a reconstrução da EEB Dr. Armando Calil Bulos. A transferência de recursos ocorreu por meio de um convênio e foi anunciada em visita à cidade nesta segunda-feira, 6.

“Com vontade política e uma equipe competente estamos conseguindo cumprir o que temos prometido: de ser um governo parceiro dos municípios. Hoje aqui, com ações importantes de infraestrutura e de valorização da Educação, incluindo a Educação Especial. Estamos fazendo a lição de casa, vencendo a burocracia para investir nas obras prioritárias em todas as regiões, sem escolher um ou outro município, se a obra é de competência deste ou de outro governo. O compromisso é entregar o nosso melhor para Santa Catarina", frisou o governador Carlos Moisés.

"Esta é mais uma ação que traz o nosso compromisso com a qualidade da educação catarinense. Os investimentos estão ocorrendo em todas as frentes, das melhorias do ambiente escolar à valorização do professor. Tudo ao mesmo tempo, em todas as regiões", disse o secretário Luiz Fernando Vampiro.

Localizada no bairro Estreito, a EEB Dr. Armando Calil Bulos é uma escola municipal e atende 105 estudantes atualmente. Com a reconstrução do prédio, a estrutura deve atender cerca de 290 alunos. Do total, serão 40 alunos do Ensino Infantil, 225 do Ensino Fundamental e 25 da Educação de Jovens e Adultos (EJA).51431248825 5ee2a948d4 c

A nova escola terá nove salas de aula, salas de Ciências e de Artes, área de recreação, refeitório e quadra para prática esportiva dos estudantes. A elaboração da planta para reconstrução da escola foi realizada pela Secretaria de Planejamento Urbano do município de Laguna, e inclui novo projeto estrutural, hidrossanitário e elétrico.

Para o prefeito de Laguna, Samir Ahmad, os investimentos do Governo do Estado trazem desenvolvimento e despertam uma sensação especial nos cidadãos. "O sentimento de que a nossa cidade está sendo cuidada e que há alguém olhando pela nossa gente. O dia é de gratidão por uma parceria que está sendo mais forte e nítida com este governo. Eu costumo dizer que Laguna está sendo redescoberta e hoje foi mais um dia de boas notícias", agradeceu Ahmad. O prefeito também fez referência ao governador Carlos Moisés pelo atual modelo de gestão do Estado: "o senhor tem dado aula sobre como governar com resultados", comentou.

Histórico da Escola

A escola foi fundada em 1961, ano em que foi inaugurado o prédio original onde funcionava a unidade, às margens da BR-101. Seu nome homenageia Armando Calil Bulos (1915-1999), que nasceu em Tubarão e foi advogado, jornalista e deputado estadual por Santa Catarina, contribuindo com o desenvolvimento do Estado nas diversas funções que exerceu durante a carreira profissional e política.

Após apresentar problemas, a estrutura foi demolida pela Prefeitura de Laguna em 2019, para garantir a segurança dos estudantes e profissionais que atuam na unidade. A reconstrução da escola é aguardada pela comunidade desde então, como explica a diretora Valdiana Alexandre da Silva.

“Há dois anos estamos atendendo os alunos no salão comunitário. Os pais estão esperando há muito tempo a reconstrução da escola e agora vamos poder dar uma notícia boa à comunidade escolar”, comemora.

Hoje, a escola conta com 20 professores em seu quadro de funcionários. A unidade atende uma comunidade de Laguna formada principalmente por pescadores artesanais que atuam nas lagoas da região Norte do município.

Outros investimentos na região

Durante a agenda, o governador Moisés anunciou quase R$ 13 milhões em investimentos no município de Laguna. Foram transferidos recursos para as seguintes obras:

- R$ 5 milhões para pavimentação asfáltica da Avenida Maurilio Kfouri (incluindo drenagem pluvial, passeios públicos e sinalização viária).
- R$ 2,2 milhões para a pavimentação asfáltica, drenagem pluvial, passeios públicos, acessibilidade e sinalização viária de trecho da Avenida Colombo Salles;
- R$ 700 mil para pavimentação em bloco de concreto da Estrada Geral do Bairro Estreito;
- R$ 300 mil para a construção de um atracadouro na Lagoa Antônio dos Anjos;
- R$ 190 mil para pavimentação com blocos de concreto, drenagem pluvial, passeio público e sinalização viária no trecho da Rua Dib Mussi, Bairro Mar Grosso.

Na chegada ao município, o governador foi recebido com alegria e uma faixa de agradecimento por alunos e educadores da Apae de Laguna. O Governo do Estado reforçou a parceria com a Educação Especial para melhorias. Por meio de convênio, via Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), foi oficializado o repasse de R$ 900 mil para reforma e ampliação da sede da entidade.

O objetivo da parceria, segundo a presidente da FCEE, Janice Krasniak, é promover maior autonomia, independência e dignidade aos alunos com necessidades educacionais especiais que estão matriculados na Apae. "O Governo do Estado não tem medido esforços e nem investimentos para atuar com qualidade junto à pessoa com deficiência. Desta forma, é necessário unir esforços no sentido de promover o alcance de uma sociedade mais justa e igualitária, e a concretização deste projeto será mais um passo dado a esse tão desejado objetivo", afirmou.