TwitterFacebookYoutubeInstagram

meteorologicoA Escola de Educação Básica Tercílio Longo, de Benedito Novo, adquiriu neste ano uma estação meteorológica. O equipamento, instalado no pátio externo da unidade de ensino, permite aos estudantes monitorar as condições climáticas em tempo real através de um aplicativo.

A ideia de adquirir uma estação meteorológica veio do professor de matemática, Luís Antonio Lay. De acordo com o educador, o aparelho traz informações que ajudam os alunos a compreender o clima da região, que costuma sofrer com muitas enchentes e enxurradas.

Os dados coletados pela estação meteorológica da EEB Tercílio Longo são monitorados através de um aplicativo chamado “wundergroud” ou pelo site wunderground.com. O site é público e qualquer pessoa pode ter acesso às informações. Para isso, basta inserir o nome da estação (IBENED9) e visualizar as condições climáticas da região.

ESTAÇÃO MTR. Maughan

Segundo o diretor da unidade, Denny Emerson Heinzen, entre os benefícios que a estação traz para o ensino, está a aproximação dos conceitos teóricos à aplicação prática. “Como o aplicativo de operação gera gráficos, índices e informações em tempo real, isso abre possibilidades de entendimento que podem ser interpretações, constatações ou previsões”, destaca.

Para Vitor Luiz Girardi, 18, aluno do terceiro ano do Ensino Médio, monitorar as condições climáticas com o aparelho adquirido pela escola está sendo uma experiência positiva para seu aprendizado.

“Foi com essa estação que descobri uma nova área fascinante que é a meteorologia. A diversidade de informações sobre o clima, as variações de temperatura, pressão do ar, velocidade do vento, são novas informações que somam para o meu conhecimento”, destaca o estudante.

 Gostou desse conteúdo? Então confira outras matérias sobre ações de destaque nas salas de aula de Santa Catarina no portal EducaSC. O site traz as principais informações sobre a educação catarinense e faz parte do programa da SED que disponibiliza a transmissão de aulas na TV aberta no estado. Acompanhe tudo pelo www.educasc.com.br.