WhatsApp Image 2021 09 24 at 12.03.11O secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, representou Santa Catarina na reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que ocorreu entre quinta e sexta-feira em São Paulo. Aos colegas secretários, falou sobre as ações feitas no Estado ao longo dos últimos meses, como o pioneirismo na retomada das aulas presenciais em fevereiro e o mínimo garantido de R$ 5 mil reais para todos os professores.

“Estamos reunidos com secretários do país inteiro para debater assuntos relevantes para a educação nacional. É muito positivo conhecermos as diferentes realidades do Brasil para sabermos onde é possível avançar e onde já somos referência. Tive a oportunidade de compartilhar um pouco da nossa experiência e sairemos daqui com alinhamentos importantes”, disse Vampiro.

Para apresentar ações desenvolvidas pelo Ministério da Educação, o encontro teve a participação do secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo. A presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães, e o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Marcus Vinicius David, também participaram do evento para apresentar definições sobre o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Após compartilharem as experiências e ações inovadoras desenvolvidas em cada Estado, os secretários falaram sobre os desafios da pandemia na Educação, com uma apresentação sobre a pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus. O estudo foi exposto pelo secretário geral da Fundação Roberto Marinho, Wilson Risolia, e pela presidente do Mapa Educação e Conselheira Nacional da Juventude (Conjuve), Wesla Monteiro.

Além dos secretários estaduais, a agenda incluiu falas do presidente do Consed e Secretário de Estado da Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo, e do presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Garcia. Durante o evento, foi assinado um Termo de Parceria entre o Consed e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), representada por Rodrigo Rossi.WhatsApp Image 2021 09 24 at 12.03.18

Prêmio Paulo Freire de Jornalismo

Ao fim do encontro da quinta-feira, os secretários estaduais participaram do lançamento do Prêmio Paulo Freire de Jornalismo, organizado pelo Consed. A iniciativa faz parte das comemorações dos 35 anos da instituição e do centenário do patrono da Educação brasileira, Paulo Freire.

Quer ficar por dentro de todas as notícias da Secretaria de Estado da Educação? Acesse este link para participar da nossa lista de transmissão no Telegram, ou este link para ser adicionado ao nosso grupo informativo no Whatsapp.