WhatsApp Image 2021 10 05 at 13.26.49A Secretaria de Estado da Educação (SED) está promovendo ao longo desta semana um curso de capacitação para utilização dos laboratórios de eficiência energética instalados em seis Centros de Educação Profissional (Cedup) de Santa Catarina. Participam da formação 53 professores da rede estadual de ensino, entre eles os profissionais que receberam capacitação de manutenção dos laboratórios, professores de Física efetivos, gestores das escolas e técnicos das Coordenadorias Regionais de Educação.

A instalação dos laboratórios é resultado de uma parceria entre a SED e a Celesc para capacitar estudantes para o estudo e atuação com energias renováveis, além de estimular o uso consciente de eletricidade. O investimento realizado no projeto é de R$ 4,2 milhões, incluindo a formação realizada pela SED com objetivo de preparar os professores para utilizarem os equipamentos e ministrarem os conteúdos propostos.

Durante os cinco dias, os profissionais estão estudando as bases pedagógicas da temática. Na última semana de outubro, os mesmos professores terão novos encontros para construir os roteiros de atividades e materiais pedagógicos que serão utilizados em sala de aula. A formação se encerra no mês de novembro com uma semana de lives e a publicação de um ebook com textos orientativos.

Além de ser utilizado para conscientizar alunos do ensino básico sobre o uso consciente de energia, a eficiência energética será tema de cursos técnicos oferecidos pela SED e integra um componente curricular eletivo do Novo Ensino Médio, que será oficialmente implementado em todas as escolas em 2022. A secretaria pretende incluir o tema nos currículos catarinenses a partir do início do próximo ano letivo.

Conheça os laboratórios

Cada laboratório de eficiência energética conta com 12 bancadas de equipamentos que permitem o estudo de diversas áreas, como os sistemas de iluminação e instalações elétricas residenciais, prediais e industriais, até sistemas de microgeração de energia renovável como solar, fotovoltaica, eólica e termosolar.WhatsApp Image 2021 10 06 at 11.18.05 1

As seis estruturas foram entregues em dezembro de 2020 nos Cedups de Joinville (onde o curso está sendo oferecido), Blumenau, Criciúma, Tubarão, Lages e Chapecó. Em junho deste ano, o processo de instalação e capacitação de profissionais que realizarão a manutenção dos laboratórios foi concluído.

Do investimento total do projeto, R$ 3,7 milhões são disponibilizados pela Celesc para aquisição e entrega dos laboratórios em cada Cedup e R$ 477 mil da SED para a formação dos professores, impressão do material didático e montagem das estruturas.

Como resultado da iniciativa, além da capacitação de profissionais da área, estima-se redução de 300 kWh/ano no consumo da residência de cada aluno da rede estadual, o que representa uma economia média anual de energia de 12,5% para cada unidade consumidora considerada.