EEB Toneza Cascaes Espaço Maker 2O secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, participou nesta quinta-feira, 7, da entrega de um laboratório Espaço Maker na EEB Toneza Cascaes, em Orleans. Durante o evento, também foi anunciado o investimento de R$ 4,5 milhões para construção, reforma e compra de equipamentos em três escolas municipais.

"Esse é mais um momento que representa a transformação da educação. Estamos aqui inaugurando um espaço inovador para o ensino, que só foi possível pelo esforço de um aluno muito talentoso da nossa rede e pelos investimentos que estão sendo realizados nas escolas estaduais. Com certeza os estudantes e professores farão um ótimo uso dos equipamentos de laboratório e Espaço Maker", disse Vampiro.

O Espaço Maker instalado na escola oferece ferramentas digitais, tecnológicas e manuais para estimular os alunos a compartilharem soluções e desenvolverem sua criatividade. Entre os equipamentos disponíveis estão impressoras 3D, cortadoras laser e kits de robótica, programação, costura e marcenaria.EEB Toneza Cascaes Espaço Maker

A EEB Toneza Cascaes recebeu a estrutura como prêmio do game “Quero Ser um Universitário”, vencido pelo ex-aluno Kelvin Izidoro Warmeling. Além do laboratório, a iniciativa, proposta por três universidades de Santa Catarina e Paraná, oferece ao campeão uma bolsa de estudos integral para qualquer curso de graduação e seis meses de estágio em uma grande empresa.

EEB Toneza Cascaes secretário e alunoApós agradecer a escola e aos organizadores do game, Kelvin deu seu depoimento voltado aos atuais alunos da unidade presentes no evento. “O Quero ser um Universitário me possibilitou ganhar a bolsa de 100% na Unisul e o prêmio para a escola. É difícil, mas é bom e é possível. Aproveitem a escola, vocês vão sentir falta dela, e a universidade vai ser muito boa também.”

Atualmente, a Secretaria de Estado da Educação (SED) possui um processo licitatório em fase final de execução para a compra de Espaços Maker para as escolas da rede estadual. O investimento deve ser aplicado na aquisição de equipamentos e materiais para qualificar o ensino em mais de 170 escolas.

A diretora da EEB Toneza Cascaes, Viviane Correa, comemorou a conquista. “Este é um espaço para atividades em laboratório de todas as áreas de conhecimento. Estamos muito contentes nessa inauguração no dia de hoje, com a presença do secretário Luiz Fernando Vampiro e das autoridades locais. Agradecemos também a Unisul pela parceria, por ter nos doado este laboratório, e a SED, que nos forneceu os equipamentos necessários.”

A escola também inaugurou sua nova biblioteca no evento de hoje. A estrutura, que passou por revitalização, recebeu 7 mil novos livros e foi montada com auxílio dos 672 alunos, reforçando o pertencimento com dos estudantes com o novo espaço.EEB Toneza Cascaes biblioteca

Investimento de recursos em escolas municipais

Após as inaugurações, o secretário Luiz Fernando Vampiro oficializou o investimento de R$ 4,5 milhões em escolas municipais de Orleans. Os recursos serão utilizados para a construção de um novo prédio para a Escola Cônego Santos Sprícigo, para construção e aquisição de mobiliário para o Centro de Educação Infantil Genésio Mazon, e para a reforma da estrutura onde funciona o Centro Educacional Rui Pfutzenreuter.

"Não existe escola municipal ou escola estadual. O dinheiro público é um só e a educação também. Nós todos somos catarinenses e a política estadual tem que ser irmanada e conectada', disse o secretário Luiz Fernando Vampiro.

EEB Toneza Cascaes investimento em escolas municipais 2O prefeito de Orleans, Jorge Koch, esteve presente nos atos e agradeceu a transferência de recursos do Governo do Estado para as três escolas municipais. "Esse apoio do secretário Vampiro para a educação de Orleans será muito importante porque vamos conseguir deixar três escolas novinhas para a nossa cidade. A comunidade agradece."

Também participaram das cerimônias o deputado estadual Volnei Weber; o reitor da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Mauri Heerdt; o diretor Geral da Unisul na região Sul, Luciano Cacace; a coordenadora Regional de Educação de Criciúma, Ronisi Guimarães; a secretária de Educação de Orleans, Maira Luiz; o reitor do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave); o 2º Tenente da Polícia Militar, Henrique Arent; vereadores e outras autoridades.EEB Toneza Cascaes autoridades