TwitterFacebookYoutubeInstagram

etapa semifinal Olimpíadas LPFoi divulgada nesta semana a lista de semifinalistas da 7ª Olimpíada Olimpíada de Língua Portuguesa, concurso que premia professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio em escolas públicas de todo o país. Entre as dez turmas catarinenses classificadas, quatro são da rede estadual de ensino.

Passaram à próxima fase pela categoria “Artigo de Opinião” as turmas representadas pelas professoras Ana Paula Quiquio Wernke, da EEB Walter Probst (Aurora) e Marta Maria Falchetti, da EEB Frei Evaristo (Iomerê). Na categoria “Documentário”, classificou-se o professor Claudimir Ribeiro, da EEB Galeazzo Paganelli (Vargem Bonita). Já entre os trabalhos de “Memórias Literárias”, a turma da professora Idilene Coletto, da EEB Santa Helena (Santa Helena) foi selecionada.

Os docentes classificados representam toda a turma que desenvolveu o trabalho e redigiram relatos do desenvolvimento das atividades. Essa é uma novidade da edição de 2021 da Olimpíada, que ainda avalia produções textuais ou audiovisuais das diversas categorias trabalhadas.

A organização do concurso realizará agora o Encontro de Semifinalistas, etapa em que são propostas diversas atividades culturais e formativas envolvendo professores e alunos classificados. Os encontros terão duração de quatro dias, com atividades voltadas aos professores no período da manhã e aos alunos à tarde, e seguirão o seguinte cronograma, por gênero avaliado:

- Crônica: semana de boas vindas a partir do dia 6 de outubro e encontros entre os dias 13 e 16 de outubro;

- Artigo de opinião: semana de boas vindas a partir do dia 12 de outubro e encontros entre os dias 19 e 22 de outubro;

- Memórias literárias: semana de boas vindas a partir do dia 19 de outubro e encontros entre os dias 26 e 29 de outubro;

- Documentário: semana de boas vindas a partir do dia 27 de outubro e encontros entre os dias 3 e 6 de novembro;

- Poema: semana de boas vindas a partir do dia 2 de novembro e encontros entre os dias 9 e 12 de novembro.

No último dia dos Encontros de Semifinalistas de cada categoria, será promovida uma live de encerramento, evento em que será divulgada a lista dos classificados para a etapa nacional da olimpíada.

Em todo o estado de Santa Catarina, 403 trabalhos foram inscritos no concurso e enviados às Comissões Julgadoras Municipais. Ao todo, foram recebidos 60 artigos de opinião, 107 crônicas, 54 documentários, 105 memórias literárias e 77 poemas. A lista completa dos classificados pode ser acessada no site oficial da Olimpíada de Língua Portuguesa.