novo ensino médio eletivas 2Na rede estadual de Santa Catarina, desde o ano passado, 120 escolas-piloto iniciaram a implementação do Novo Ensino Médio (NEM). Essas escolas vêm desenvolvendo ações de flexibilização do currículo, que englobam o trabalho com o Projeto de Vida, a Segunda Língua Estrangeira e os Componentes Curriculares Eletivos. Nesta primeira matéria da série especial sobre o Novo Ensino Médio, você acompanha relatos de alunos da rede sobre a experiência bem sucedida com as eletivas.

Essas disciplinas eletivas buscam tornar a escola um espaço para a discussão e vivências acerca de temas atuais e que interessam aos estudantes, enriquecendo e ampliando as vivências e aprendizagens. Os eixos que compõem as eletivas são voltados para habilidades variadas e estruturados por diferentes focos pedagógicos, dividindo-se em: investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo. No NEM as escolas podem selecionar as eletivas que irão oferecer na grade curricular e, dentre essas, os alunos escolhem aquelas que fizerem mais sentido para o seu projeto de vida.

Para estimular os alunos a desenvolver um comportamento empreendedor, que pode se efetivar em diferentes projetos, uma das eletivas disponíveis aos alunos da rede é Educação Empreendedora. Essa disciplina chamou a atenção de Nicole Dallazem, estudante do 2º ano da EEB Governador Bornhausen, no município de Arroio Trinta. “Tivemos a oportunidade de fazer uma visita a um centro de inovação de uma cidade vizinha. Vimos que empreender é muito mais que abrir o nosso próprio negócio e que existem outras possibilidades”, afirma.

Vinícius Pozzer, aluno do 1º ano da EEB Felisberto de Carvalho, de Palmitos, teve a oportunidade de fazer duas eletivas, “Pensamento Computacional - Desmistificando o mundo digital” e “Educação Fiscal”. Na primeira delas, a turma estudou princípios de lógica aplicada à programação e robótica. Já na segunda os estudantes começaram uma caminhada para uma atuação ética nas questões fiscais e econômicas.

“Eu adoro participar do NEM, traz assuntos inovadores de fora da escola, como política, o pagamento de tributos e algoritmos, por exemplo”, descreve Vinícius. novo ensino médio eletivas 3

Processos de criação com a literatura

A eletiva chamada “Práticas de Multiletramentos no Campo Artístico-literário” busca ampliar o repertório de leitura e produção de textos, não apenas escritos, mas em imagens, gráficos, obras artísticas e músicas.

A estudante Angélica Bordin, da EEB Mater Dolorum, em Capinzal, destaca que teve sua experiência de leitura completamente alterada ao longo do último ano. “Consegui ter outros pontos de vista e argumentar melhor. Vimos outros gêneros literários, como fantasia, ação, mistério, e não nos prendemos a apenas a um gênero”. Ela defende que a leitura é uma grande aliada para todos os campos da vida.

Já a aluna Thífani de Lima, da mesma escola, reforça a importância dos debates dessa eletiva: “Sempre tivemos oportunidade de colocar nossas ideias, desenvolver nossa criatividade. As aulas foram uma via de mão dupla”.

Júlia Mascarello, também participou da eletiva, mas de uma forma diferente, pois ela não fazia parte do currículo no qual ela está matriculada: “A professora me viu lendo um livro na hora do intervalo e me convidou pra aula de Multiletramentos”.

Ela afirma que as aulas lhe ajudaram a ver a leitura de forma diferente e passar a pensar em como ajudar a sociedade pela leitura. “Tive muitas experiências marcantes, mas umas das coisas que mais me ajudou foi quando tivemos que apresentar os trabalhos. Isso me ajudou a superar meu medo de falar em público. Agradeço imensamente à professora e à escola por ter me dado essa oportunidade”.

Entenda o Novo Ensino Médio

A Parte Flexível do currículo do Novo Ensino Médio é composta pelos chamados Itinerários Formativos que, no Estado de Santa Catarina, compreendem: Projeto de Vida; Segunda Língua Estrangeira, Componentes Curriculares Eletivos e Trilhas de Aprofundamento. Estas últimas, por sua vez, podem contemplar uma área do conhecimento, integrar duas ou mais áreas do conhecimento ou, ainda, estar voltada à formação técnica e profissional.

O documento com os 25 Componentes Curriculares Eletivos que já estão nas grades curriculares das 120 escolas-piloto de Santa Catarina e serão adotados pelas demais escolas a partir de 2022 pode ser acessado aqui. Importante ressaltar que esse documento foi construído com a participação de 363 profissionais da rede, envolvendo professores, coordenadores e técnicos. O objetivo foi reunir um grupo multissetorial para construir roteiros pedagógicos e novas disciplinas que sejam inovadoras e coloquem os nossos estudantes como protagonistas do seu futuro.