brooklin 5Em Joaçaba, no Meio-Oeste do Estado, alunos da segunda série do Novo Ensino Médio da Escola de Educação Básica (EEB) Celso Ramos, produziram álcool em gel no laboratório de ciências da natureza da instituição. Além de introduzir os jovens às áreas de pesquisa e iniciação científica, a atividade proporcionou aos alunos a oportunidade de serem protagonistas no combate à Covid-19 no município.

A unidade é uma das 120 escolas piloto do Novo Ensino Médio em Santa Catarina e conta com um laboratório equipado para a atividade. De acordo com Regina De Bastiani, assessora de direção da EEB Celso Ramos, os equipamentos foram entregues em 2020. A partir de 2021, com o retorno das aulas presenciais, a professora orientadora de laboratório, Francielli Mello Ferri, propôs o desenvolvimento de atividades extraclasse no contra turno escolar com o objetivo de instigar a investigação e a experimentação científica. Um grupo de alunos aceitou o desafio e o resultado foi um sucesso.

brooklin 6

“A experiência foi fantástica! Em um laboratório nunca sabemos se a experiência vai dar certo, então eu estava apreensiva, pois nunca tinha feito o álcool, mas no final deu tudo certo! Os alunos demonstraram muita seriedade e comprometimento neste desafio e consegui passar um pouquinho do conhecimento e prática que tenho no laboratório”, conta a professora Francielli.

Segundo a educadora, com este desafio os estudantes aprenderam a pesquisar e encontrar a causa para determinados fenômenos, além do cuidado e manuseio de equipamentos do laboratório e uso de reagentes. O álcool produzido no Laboratório de Ciências da Natureza foi distribuído para toda a escola. Os alunos produziram também amostras com fragrâncias para deixar o produto mais agradável.

A estudante Nely Ribeiro Morales, 16, da segunda série do Novo Ensino Médio da EEB Celso Ramos, conta que nunca imaginou que participaria de uma experiência que ajudaria tanto a comunidade. A adolescente nunca havia tido a oportunidade de frequentar um laboratório antes e essa foi a primeira vez.

“Foi uma experiência muito legal que não só nos ajudou com a pandemia mas também me ajudou a trabalhar em equipe, ter paciência, saber esperar e tentar quantas vezes for preciso. O álcool em gel que nós produzimos foi apenas para o nosso uso na escola, mas eu sabia que estaria ajudando na segurança dos meus amigos e professores. Mantendo meus colegas seguros iria fazer com que a família de cada um estivesse segura também”, destaca a estudante.

Gostou desse conteúdo? Então confira outras matérias sobre ações de destaque nas salas de aula de Santa Catarina no portal EducaSC. O site traz as principais informações sobre a educação catarinense e faz parte do programa da SED que disponibiliza a transmissão de aulas na TV aberta no estado. Acompanhe tudo pelo www.educasc.com.br.