51664629206 a566d7f22a cO dia 8 de dezembro será marcado pela primeira ação de cidadania da Campanha Meu Primeiro Título #BoraVotar, resultante da parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), a Delegacia da Alfândega da Receita Federal de Florianópolis e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

O evento está agendado para às 14h e ocorrerá na Sala de Sessões do Tribunal. O momento irá celebrar os resultados das ações da campanha, o encerramento da Semana do Jovem Eleitor e, ainda, o fechamento do biênio do juiz Rodrigo Fernandes, diretor da Escola Judiciária Eleitoral (Ejesc).

Considerando o propósito da campanha em incentivar jovens de 16 e 17 anos a alistarem-se como eleitores, a ação de cidadania se dará com a destinação de aparelhos smartphones - cedidos pela Delegacia da Alfândega da Receita Federal de Florianópolis - para aqueles que realizaram o cadastramento eleitoral. Serão destinados 50 aparelhos em cada uma das três ações previstas: a primeira na próxima quarta-feira e as seguintes nos dias 8 de fevereiro e 8 de março de 2022.

Participarão do evento os membros do Pleno, representantes da Receita Federal e da FIESC. Jovens filhas e filhos de servidores do TRE-SC, que já fazem parte de outras ações da campanha, também serão convidados para acompanharem todo o processo. Haverá, ainda, a transmissão ao vivo no canal do Tribunal no Youtube.

Para o Presidente do TRE-SC, Desembargador Fernando Carioni, a campanha Meu Primeiro Título #BoraVotar levou aos jovens a efetiva oportunidade de participarem como cidadãos do processo eleitoral e político do país. “No percurso que fizemos em todo o estado buscamos despertar esse interesse, e conseguimos mostrar para eles a importância desse momento, o momento de fazer o primeiro título. E essas ações de cidadania em parceria com a Receita Federal e com a FIESC vão consumar esse trabalho, destinando a alguns desses jovens uma ferramenta - um aparelho smartphone - que contribuirá como instrumento de estudo, de trabalho e de lazer. Tenho certeza que é desta forma que podemos contribuir para a construção e o fortalecimento da nossa democracia", completa.

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral (Ejesc), juiz Rodrigo Fernandes, comemora os resultados do trabalho. “É um fechamento de mais de dois meses de campanha, e com muita alegria, porque nós observamos que houve um aumento do número de jovens inscritos como eleitores. Agora fecharemos essa primeira fase da campanha com a destinação desses 150 aparelhos smartphones dentre aqueles que fizeram o alistamento eleitoral. Eu tenho certeza que essas foram apenas as primeiras sementes plantadas e, sem dúvida alguma, até o dia 4 de maio de 2022 nós colheremos os frutos com o alistamento de muitos mais jovens. Então para mim, que estou encerrando o meu mandato no TRE-SC e na Ejesc, é uma grande alegria fazer esse fechamento coroado com o imenso sucesso que já alcançamos”.

Cidades de Santa Catarina

A Comitiva do TRE-SC fez o lançamento regionalizado da campanha visitando 8 municípios-pólo do estado, mobilizando alunas e alunos que, mesmo tendo a inscrição e o voto facultativos, aproveitaram a oportunidade para fazer o alistamento eleitoral e, assim, garantir participação nas Eleições de 2022.

Em pouco mais de dois meses de campanha, houve um incremento de 33% no número de eleitores menores de 18 anos inseridos no Cadastro Eleitoral de Santa Catarina, o que corresponde a 4.825 novas inscrições de jovens eleitores.

Na página da campanha na internet estão todos os materiais, vídeos e matérias sobre as ações já realizadas (acesse aqui). https://www.tre-sc.jus.br/eleitor/campanha-meu-primeiro-titulo-boravotar. No Flickr do TRE-SC estão as fotos de cada ação, que revelam a participação e todo o engajamento dos jovens na campanha. Confira:

Lançamento da campanha - Florianópolis.

Instituto Estadual de Educação - Florianópolis.

Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos - Joinville

Escola de Educação Básica Professor João Widemann - Blumenau.

Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves - Chapecó.

Escola de Educação Básica São Miguel - São Miguel do Oeste.

Centro de Educação Profissional Abílio Paulo (CEDUP) -Criciúma.

Escola de Educação Básica Nereu Ramos - Itajaí.

Os materiais também estão sendo publicados nas demais redes sociais do Tribunal: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube.

Por Manoela Pinheiro - Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC.