TwitterFacebookYoutubeInstagram

foto sec e adj 1A nova equipe gestora da Secretaria de Estado da Educação (SED) fez o acolhimento dos servidores que atuam no órgão central, em Florianópolis, no primeiro dia da gestão. O secretário Aristides Cimadon e a secretária adjunta Patrícia Lueders reuniram os servidores no auditório da SED na tarde desta segunda-feira, 2, para uma conversa de apresentação e de construção conjunta sobre o futuro da educação catarinense.

Apresentação dos secretários aos servidores da SED“Nós temos uma preocupação com o ensino básico, ensino médio e também com o ensino superior, um dos grandes propósitos do governador Jorginho Mello. Então contem conosco, queremos estar juntos. Somos professores, colegas de vocês, e queremos construir juntos uma educação catarinense cada vez melhor”, destacou o secretário.

Aristides Cimadon foi empossado pelo governador Jorginho Mello como secretário de Estado da Educação na noite de domingo, 1. A solenidade de posse dos novos secretários aconteceu no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. 

A secretária adjunta Patrícia Lueders destacou a necessidade de aproximar a rede pública municipal com a rede estadual de ensino. “Precisamos aumentar o diálogo e formar um regime de colaboração. Afinal, o estudante é catarinense independente da rede em que estuda. E o foco sempre vai ser a qualidade de ensino para os nossos estudantes”. 

Parte da nova equipe de gestão da SED também participou da apresentação. Após o momento de acolhida, os secretários também conversaram e atenderam os servidores da secretaria. 

Faculdade gratuita e ensino técnico como prioridades

Apresentação dos secretários aos servidores da SEDAs prioridades da nova gestão incluem a implementação do Programa Faculdade Gratuita para os cursos de ensino superior nas universidades da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e a formação técnica aliada ao Ensino Médio.

“Além do projeto da faculdade gratuita, que deve ser estruturado no decorrer desse semestre, também temos uma preocupação com a formação técnica, sobretudo os itinerários formativos do Ensino Médio. Formações adequadas para professores, melhoria da infraestrutura das escolas, incluindo a instalação de internet, também são prioridades da gestão”, conclui o secretário.  

Sobre Aristides Cimadon

O professor doutor Aristides Cimadon tem extenso trabalho na educação superior de Santa Catarina. Foi presidente da Acafe e se afastou da reitoria da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) para assumir o cargo de Secretário de Estado da Educação. Tem graduação em Filosofia e Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo, e bacharelado em Direito pela Unoesc. 

Além disso, tem Mestrado em Educação pela PUC-RS em 1982, Mestrado em Direito pela UFSC em 1998, e doutorado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. Também foi Conselheiro Estadual de Educação e, atualmente, é Conselheiro Nacional da Educação.

Sobre Patrícia Lueders

Patricia Lueders é servidora efetiva do magistério de Blumenau desde 2001 e foi Secretária de Educação de Blumenau de 2016 a 2022. Também é Conselheira Estadual de Educação e Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SC) da Região Sul.  Também é mestranda em educação e especialista em formação continuada e gestão.