TwitterFacebookYoutubeInstagram

20 1 23O ano letivo na rede estadual de ensino começa no dia 8 de fevereiro nas 1.054 unidades escolares de Santa Catarina. Para apresentar a nova equipe gestora, os projetos para 2023, fazer o acolhimento dos diretores, abrir o diálogo e a escuta ativa e apresentar a programação da semana pedagógica, a Secretaria de Estado da Educação realizou nesta quinta-feira (19) live com coordenadores regionais e gestores escolares.

“É uma alegria imensa poder encontrar os coordenadores regionais e diretores das nossas escolas, queremos que 2023 seja um ano muito especial e de muitas conquistas para a educação catarinense. Estamos assumindo a Secretaria de Estado de Educação com grandes projetos para promover a melhoria da educação básica de Santa Catarina”, afirma o Secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, que também falou de sua experiência na educação.

Mais de 1,2 mil pessoas participaram da reunião, incluindo coordenadores e gestores escolares. O encontro começou com a apresentação do Coral Vozes do Amanhã, do Instituto Estadual de Educação (IEE), visando a ampliação do repertório.

 A Secretária Adjunta, Patrícia Lueders, também falou de sua experiência na educação catarinense e agradeceu a presença de todos. “Um dos nossos grandes objetivos é poder se aproximar, cada vez mais, de diretores e coordenadores regionais, que estão em contato direto com nossos professores e estudantes. Com esse diálogo, de forma afetuosa, queremos receber vocês no ano letivo de 2023”, finalizou. A reunião também contou com as boas vindas e acolhimento aos gestores do Chefe de Gabinete da SED, Marcos Machado.

Em seguida, cada diretor do órgão central da SED apresentou sua diretoria aos gestores e apontou os principais projetos que serão realizados em 2023. O Diretor de Planejamento e Políticas Educacionais, Marcos Roberto Rosa, falou sobre a documentação de escolas e alunos fornecidos e reunidos pela pasta, além do planejamento de políticas educacionais.

A Diretora de Gestão de Pessoas, Dionice Maria Paludo, trouxe as principais orientações para o início do ano letivo e organização das escolas e do quadro de professores. A Diretora de Infraestrutura, Ana Carolina Colombo, falou sobre as principais ações para manutenção das escolas. O Diretor de Administração e Finanças, Maurício Lobo, falou sobre a disponibilização do cartão CPESC para as escolas.

Semana pedagógica nas escolas da rede estadual

Para finalizar, a Diretora de Ensino, Sônia Regina V. Facchini apresentou aos gestores a programação da semana pedagógica, que ocorre entre os dias 1 e 7 de fevereiro. O planejamento da semana foi pensado pela equipe gestora a partir das demandas de professores, diretores e coordenadores.

A semana terá acolhida dos professores, participação dos secretários de educação e palestras voltadas aos profissionais. Os professores também terão períodos destinados para organização do trabalho docente para o ano letivo de 2023.