Neste sábado, dia 18 de novembro, aconteceu o Dia Nacional de Combate à Dengue. Nas escolas estaduais de Santa Catarina, ao longo do ano são realizadas aulas e atividades pedagógicas para a conscientização da prevenção à dengue, tanto no ambiente escolar, como em casa.
Com a chegada do Dia Nacional de Combate à Dengue, a Secretaria de Estado da Educação orientou as unidades escolares a intensificarem as medidas de prevenção contra a doença. O objetivo da mobilização é ensinar aos alunos sobre a importância do combate e controle do mosquito Aedes aegypti, com a finalidade de reforçar as medidas de prevenção às doenças transmitidas pelo inseto.
O mês de novembro é destinado à realização de ações de mobilização da população no controle da proliferação do mosquito da dengue. Considerando as alterações climáticas que estão ocorrendo, favorecendo a disseminação do Aedes aegypti, é evidenciada a necessidade da mobilização entre escola e sociedade, intensificando as medidas de prevenção e controle ao longo deste mês.
Confira dicas da Secretaria de Estado da Saúde para combater a dengue:
• Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda
• Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo
• Mantenha lixeiras tampadas
• Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água
• Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana
• Mantenha ralos fechados e desentupidos
• Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana
• Retire a água acumulada em lajes
• Limpe as calhas, evitado que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água
• Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada
• Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito
As ações de combate à dengue englobam todos os setores do Estado, assim como a participação ativa da população na organização para prevenção.