Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
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Proposta Curricular de Santa Catarina PDF Imprimir E-mail
Qua, 05 de Junho de 2013 14:11

A Proposta Curricular de Santa Catarina visa nortear a prática pedagógica dos educadores na perspectiva da construção de uma escola pública de qualidade para todos. 

As publicações da Proposta Curricular de Santa Catarina são resultado de uma construção coletiva de educadores cujo processo iniciou-se em 1988, com a sua primeira publicação em 1991 e, desde então, vem sendo tema de discussões visando o aprofundamento de seus pressupostos teórico-metodológicos e a sua consolidação na prática pedagógica.

A segunda edição, elaborada pelo Grupo Multidisciplinar e publicada em 1998, constitui-se de três volumes: Disciplinas Curriculares, Temas Multidisciplinares e Formação Docente, tendo como objetivo o aprofundamento e a revisão da edição anterior.

Na etapa de 2005, o caderno denominado Estudos Temáticos disponibiliza textos elaborados por Grupos de Trabalho com o objetivo de ampliar a reflexão sobre seis temáticas consideradas relevantes e subsidiar políticas públicas para a educação catarinense.


Disciplinas Curriculares

Este caderno, publicado em 1998, trata da abordagem teórica e metodológica das disciplinas curriculares e disponibiliza os fundamentos que deverão embasar a ação pedagógica dos educadores.

Além da fundamentação teórica e metodológica apresentada, que é o principal referencial para a práxis pedagógica dos educadores, este documento traz também uma ampla sugestão bibliográfica que irá auxiliar no aprofundamento da concepção histórico-cultural.


Formação Docente para Educação Infantil e Séries Iniciais

Este documento, publicado em 1998, apresenta textos referentes às disciplinas específicas do curso de formação de professores, em nível médio, para atuarem na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.


Temas Multidisciplinares

Este caderno, publicado em 1998, aborda conteúdos de abrangência multidisciplinar possibilitando a discussão e o aprofundamento de temáticas que ampliam o currículo e contribuem para a formação geral do aluno.

Os fundamentos teórico-práticos que a Proposta Curricular de Santa Catarina traz em termos de compreensão de mundo, de homem e de aprendizagem, contribuem para melhores resultados na ação pedagógica de todos e de cada um.


Estudos Temáticos

A Proposta Curricular - Estudos Temáticos que o Estado e os educadores apresentam à sociedade catarinense assume que a educação é pressuposto da cidadania social - se compromete com a inclusão, considera as diferenças, valoriza a ação coletiva e investe intensamente na democratização das oportunidades de aprendizagem para todos.

O documento contempla o que há de mais atual do debate da educação nacional, colocando em pauta os temas emergentes em nosso País.

Discute e propõe encaminhamentos teórico-metodológicos para a educação da infância, considerada uma etapa de vida de zero a doze anos de idade, e para a alfabetização com letramento - um dos principais eixos da universalização e da ampliação do ensino fundamental com qualidade.

Destaca os grandes desafios da educação de jovens e as grandes questões do ensino noturno, propondo alternativas que potencializem a progressiva expansão da educação de nível médio - um dos maiores conflitos presentes na educação brasileira.

Compreendendo o trabalho como princípio educativo, a proposta traz uma importante contribuição para a relação estabelecida entre educação e mundo do trabalho. Educação e Trabalho, reconhecendo a educação tecnológica como união entre formação intelectual e trabalho produtivo. Educação de Trabalhadores, orientando para a formação de jovens e adultos, inseridos ou não no mundo do trabalho.


Implementação do Ensino Religioso

 

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