SED – Secretaria de Estado da Educação

logo-sc

VOCÊ ESTÁ EM

EDUCAÇÃO NA PALMA DA MÃO

  1. Home
  2. /
  3. Educação na Palma da...

EDUCAÇÃO NA

Palma da Mão

A Secretaria de Estado da Educação (SED), em parceria com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), desenvolveu em 2019 o sistema de inteligência de dados “Educação na Palma da Mão”. A iniciativa inclui vários painéis que tornam as informações sobre a educação catarinense mais dinâmicas, detalhadas e transparentes, agrupando uma grande quantidade de dados para consulta personalizada a partir dos filtros.

O início do sistema foi marcado pela criação de um painel para acompanhamento mensal do total de matrículas, turmas e escolas da Educação Básica da rede estadual de ensino, possibilitando a visualização dos dados por regional, associação de municípios, município, escola e turno. Também reserva um espaço para as informações por série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, bem como para os Programas e Projetos existentes nas escolas estaduais.

A ferramenta foi apresentada para secretários municipais de Santa Catarina e também para outros estados no Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), tornando-se uma referência em âmbito nacional, inclusive para o Ministério da Educação (MEC). A criação do sistema também rendeu para a SED a classificação entre as três finalistas do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina, na modalidade Gestão da Educação Pública.

Com o reconhecimento, o sistema foi ampliado nos anos seguintes a partir da inclusão de mais painéis com dados sobre a educação em Santa Catarina. A ferramenta inclui, por exemplo, dados sobre indicadores nacionais de qualidade, investimentos em bolsas para cursos de graduação e pós-graduação, resultados da avaliação institucional e taxas de aprovação, reprovação e abandono das unidades escolares.

As informações do “Educação na Palma da Mão” representam uma importante fonte de pesquisa para a tomada de decisão e também para o planejamento estratégico da SED, permitindo que os gestores possam embasar as ações e iniciativas da educação catarinense a partir de dados. Além disso, o sistema também facilita o acompanhamento do panorama do ensino catarinense pelos órgãos de controle. 

Os painéis da plataforma “Educação na Palma da Mão” podem ser acessados a seguir: 

Acesso ao total de matrículas, turmas e escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina, da Educação Básica e dos Programas e Projetos existentes nas escolas, do ano letivo corrente, a partir de filtros como regional, associação de municípios, município escola e turno. Acesso, também, das informações por série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os dados deste painel têm atualização diária com guarda das informações do último dia de cada mês.

Clique aqui e aprenda mais sobre como utilizar o painel Escolas, Matrículas e Turmas assistindo ao nosso tutorial.

Acesso ao total de matrículas, turmas, professores e unidades escolares exclusivas de Educação Escolar Indígena, da rede estadual de ensino de Santa Catarina, para o ano letivo corrente. Acesso, também, ao total de estudantes declarados indígenas, ao total de unidades escolares e turmas que os atendem, bem como ao desempenho e à frequência escolar desses estudantes. É possível filtrar as informações por regional, município, unidade escolar, etapa/modalidade de ensino, turno, etc.. Os dados deste painel têm atualização diária com guarda das informações do último dia de cada mês.

Acesso ao total de matrículas, turmas, professores e unidades escolares que ofertam Educação Escolar Quilombola, da rede estadual de ensino de Santa Catarina, para o ano letivo corrente. Acesso, também, ao total de estudantes declarados quilombolas, ao total de unidades escolares e turmas que os atendem, bem como ao desempenho e à frequência escolar desses estudantes. É possível filtrar as informações por regional, município, unidade escolar, etapa/modalidade de ensino, turno, etc. Os dados deste painel têm atualização diária com guarda das informações do último dia de cada mês. 

Acesso ao panorama geral do atendimento ao público da educação especial, na rede estadual de ensino de Santa Catarina, que traz o total de matrículas, turmas e escolas por tipo de Deficiência, Transtorno/TDAH e Altas Habilidades, para o ano letivo corrente, a partir de filtros como regional, associação de municípios, município escola e turno. Os dados deste painel têm atualização diária com guarda das informações do último dia de cada mês.

Clique aqui e aprenda mais sobre como utilizar o painel Educação Especial assistindo ao nosso tutorial.

Acesso aos dados do Programa Aviso por Infrequência do Aluno. O painel apresenta os totalizadores de registros no APOIA, de 2021 até o ano letivo corrente. É composto por quatro telas. A primeira delas, denominada “Diagnóstico Geral”, traz um diagnóstico sobre os registros por infrequência dos estudantes, considerando a dependência administrativa, as etapas e as séries da educação básica, o turno escolar, a situação dos registros, o total de estudantes que retornaram à escola, dentre outros filtros. As outras três telas apresentam o detalhamento das informações do Apoia na Unidade Escolar, no Conselho Escolar e no Ministério Público, respectivamente. Atualização diária das informações.

Acesso aos dados referentes à Política Estadual de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (NEPRE). Este painel apresenta o diagnóstico das ocorrências de violência nas unidades escolares estaduais, com totalizadores agregados por Coordenadoria Regional de Educação, de 2021 até o ano letivo corrente. É composto por três telas. A primeira delas, denominada “Ocorrências”, traz o diagnóstico geral das ocorrências, vítimas e agressores, considerando o local, o fato e o motivo do ocorrido. As telas “Dados das vítimas” e “Dados dos agressores” trazem informações detalhadas sobre os quantitativos de vítimas e agressores.

Acesso às informações do Programa Saúde na Escola (PSE) que é uma política nacional do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, o qual tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, desenvolvidas tanto nas escolas federais, estaduais, municipais e privadas como nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O painel apresenta o panorama da adesão ao PSE em Santa Catarina, que ocorre a cada ciclo de dois anos.

Acesso aos dados referentes ao Programa de Distribuição Gratuita de Absorventes Higiênicos para as estudantes de baixa renda, em ciclo menstrual, matriculadas na rede pública estadual de ensino, que tem como objetivo promover o bem estar, a dignidade menstrual e a saúde, bem como garantir a frequência escolar das estudantes. Este painel apresenta os totalizadores de beneficiárias por unidade escolar, coordenadoria regional de educação, município, etapas e séries da educação básica, turno escolar e faixa etária, a partir de 2022, quando o programa iniciou.

Este painel apresenta o total de unidades escolares, turmas e matrículas dos estudantes que participam do Programa de Acolhimento a Migrantes e Refugiados (PARE), no ano corrente. Possui seis telas que detalham as informações desses estudantes no PARE, na escolarização, no desempenho e frequência escolar. Também apresenta as informações dos professores que atuam no PARE. Na última tela encontram-se os relatórios do PARE, sendo possível aplicar filtros de coordenadoria regional de educação, município, unidade escolar e turmas.

Neste painel é possível acompanhar a situação do pagamento da bolsa para cada estudante beneficiado pelo Programa Bolsa Estudante, mensalmente, para o ano letivo corrente. Para realizar a consulta, basta pesquisar o estudante pelo seu código de matrícula. O painel mostra a atual situação de cada mês, caso o pagamento não tenha sido confirmado é possível visualizar a orientação que deve ser seguida.

Acesso às informações do Censo da Educação Básica, para as redes pública (municipal, federal e estadual) e privada de Santa Catarina. Este painel permite visualizar o total de matrículas e escolas, a partir de filtros como município, escola, dependência administrativa, zona de localização, etapas e modalidades de ensino, série e faixa etária dos estudantes, para a série histórica de 2007 a 2020. Também é possível quantificar os estudantes público da educação especial.

Clique aqui e aprenda mais sobre como utilizar o painel Censo da Educação Básica assistindo ao nosso tutorial.

Este painel apresenta os quantitativos de matrículas de estudantes autodeclarados indígenas em unidades escolares dentro e fora da terra indígena, conforme Censo da Educação Básica, distribuídos conforme as redes pública (municipal, federal e estadual) e privada de Santa Catarina, de 2007 a 2022. Permite visualizar o total de matrículas e escolas, a partir de filtros como município, unidade escolar, dependência administrativa, zona de localização, etapas e modalidades de ensino, série e faixa etária dos estudantes. Também é possível quantificar os estudantes público da educação especial. 

Acesso aos indicadores educacionais georreferenciados para cada escola da rede estadual de ensino, incluindo: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB); Taxas de Aprovação e; Matrículas por etapa e modalidade de ensino. Esta é uma importante ferramenta de planejamento e gestão à SED e às Coordenadorias Regionais, pois permite identificar visualmente as potencialidades e fragilidades das escolas e municípios para cada um destes indicadores.

Clique aqui e aprenda mais sobre como utilizar o painel Indicadores Educacionais Georreferenciados assistindo ao nosso tutorial.

Este painel foi elaborado para facilitar os processos de planejamento e gestão dos municípios catarinenses. Neste sentido, é possível acessar a série histórica dos principais indicadores educacionais para cada um deles, tais como: IDEB; resultados do SAEB e distribuição percentual dos estudantes nas escalas de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática; taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar; indicador de distorção idade-série e; matrículas. Permite, ainda, que cada município seja contextualizado com os resultados do estado e do país, para as redes públicas e privadas.

Clique aqui e aprenda mais sobre como utilizar o painel Meu Município assistindo ao nosso tutorial.

Este painel foi elaborado para facilitar os processos de planejamento e gestão das unidades escolares estaduais. Neste sentido, é possível acessar a série histórica dos principais indicadores educacionais para cada uma delas, tais como: IDEB; resultados do SAEB e distribuição percentual dos estudantes nas escalas de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática; taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar; indicador de distorção idade-série e; matrículas. Permite, ainda, que cada escola seja contextualizada com os resultados de seu município, da rede estadual ensino de Santa Catarina e do Brasil.

Clique aqui e aprenda mais sobre como utilizar o painel Minha Escola assistindo ao nosso tutorial.

Acesso aos resultados da Avaliação Institucional realizada nas escolas estaduais. Esta avaliação é respondida por estudantes, professores e equipe técnico-administrativa e tem por objetivo fornecer indicadores que subsidiem o planejamento e a execução de políticas públicas assertivas no que tange à melhoria da qualidade da educação catarinense.

Clique aqui e aprenda mais sobre como utilizar o painel Avaliação Institucional assistindo ao nosso tutorial

O painel tem como objetivo contribuir para os processos de planejamento e gestão da educação catarinense, bem como para a transparência e o controle social. Ele apresenta o monitoramento do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina (PEE/SC), possibilitando que gestores, profissionais da educação e a sociedade em geral acompanhem a evolução do cumprimento das suas 19 metas. Os dados apresentados no painel são dos relatórios de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação, produzidos e publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Sua atualização é bianual.

Acesso aos recursos financeiros do Cartão de Pagamento do Estado de Santa Catarina (CPESC), instituído em 2013, pelo Decreto Estadual nº 1.949/2013. Foi aderido pela Secretaria de Estado da Educação em 2014, quando disponibilizou o cartão às unidades escolares da rede pública estadual para atender às necessidades do cotidiano escolar de forma ágil, evitando a descontinuidade do serviço oferecido à população e garantindo a eficiência da gestão pública. Iniciou com a aquisição de materiais de consumo, enquadrados como de natureza extraordinária ou urgente, de pequeno vulto e pronto pagamento, elencados conforme as necessidades escolares e de acordo com a Classificação da Despesa Pública para o Estado de Santa Catarina. Em 2019, a SED criou o CPESC Serviço que permite a contratação imediata de prestadores de serviços de manutenção e conservação das unidades escolares.

Acesso às informações do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU), referentes aos estudantes cadastrados e bolsistas de graduação e pós-graduação, bem como aos investimentos aplicados ao longo do ano letivo, a partir de filtros como ano, grau acadêmico, curso, índice de carência, instituição de ensino superior e município. Este painel tem atualização mensal. 

Clique aqui e aprenda mais sobre como utilizar o painel UNIEDU assistindo ao nosso tutorial

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support