SED – Secretaria de Estado da Educação

Dia Nacional da Alimentação Escolar: Educação de SC estimula bons hábitos em estudantes com cardápios variados e nutritivos

Dia Nacional da Alimentação Escolar: Educação de SC estimula bons hábitos em estudantes com cardápios variados e nutritivos

Foto: Divulgação/SED

Os estudantes da rede estadual de Santa Catarina são diariamente estimulados a desenvolverem uma alimentação saudável dentro e fora da escola. Neste 21 de outubro, quando é celebrado o Dia Nacional da Alimentação Escolar, é importante ressaltar o trabalho desenvolvido nas escolas estaduais, onde a Secretaria de Estado da Educação (SED) disponibiliza cardápios variados e balanceados, com fontes de proteína e carboidratos, saladas e frutas em todas as refeições.

Os alimentos são escolhidos de acordo com a cultura alimentar, incluindo alimentos típicos da região atendida, como o que ocorre nas comunidades indígenas e/ou quilombolas. As porções oferecidas são diferenciadas por faixa etária dos estudantes, conforme suas necessidades nutricionais diárias.

“É muito importante para que o estudante tenha, não só saciação da fome, mas um bom rendimento escolar e também que priorize a saúde como um todo, para que ele saia daqui bem nutrido e disposto”, destaca a nutricionista do Instituto Estadual de Educação (IEE), Sílvia Letícia Alexius.

As ações são desenvolvidas de forma multidisciplinar, por meio de uma série de práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e seguindo as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A EAN é uma diretriz do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e está contemplada no currículo em Santa Catarina.

“Muitos alunos não têm a oportunidade de comer em casa, ou não tem a variedade, ou muitas vezes não conhece o tipo de comida e na escola tem a oportunidade. Na escola é bem variado o cardápio, então não existe uma monotonia alimentar. Com isso, eles têm a oportunidade de experimentar e até mesmo gostar”, completa a nutricionista da IEE, Juliene Cristina Gomes Remor.

Cabe destacar que a Secretaria de Estado da Educação (SED) conta com nutricionistas nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) em todo o estado para acompanhar de forma mais próxima as unidades da rede. Esses profissionais atuam na fiscalização da qualidade da alimentação escolar, desenvolvendo ações de educação alimentar nutricional e monitorando o estado nutricional, sempre em parceria com os gestores escolares.

21 de outubro de 2025
Mais informações
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação
(48) 3664-0000

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support