SED – Secretaria de Estado da Educação

logo-sc

VOCÊ ESTÁ EM

ENSINO MÉDIO

ENSINO

Médio

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB (Lei nº 9394/96) confere ao Ensino Médio o caráter de etapa integradora e finalizadora da Educação Básica. Desse modo, o Ensino Médio, em todas as suas formas de oferta e organização, em consonância com a Resolução nº 2, de 30 de janeiro 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, assegura a formação integral do estudante; o trabalho e a pesquisa como princípios educativos e pedagógicos; a educação em direitos humanos; a sustentabilidade ambiental; a indissociabilidade entre educação e prática social; a integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais; o reconhecimento e aceitação da diversidade e da realidade concreta dos sujeitos do processo educativo e a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura.

Nesse sentido, a rede estadual de ensino de Santa Catarina empenha-se na garantia do acesso à esta etapa da educação básica, responsabilizando-se pela maior parte das matrículas dos jovens catarinenses, considerando que “o Ensino Médio é um direito social de cada pessoa, e dever do Estado na sua oferta pública e gratuita a todos” (Resolução nº 2, de 30 de janeiro 2012).

As ações desenvolvidas pela SED envolvem os Cursos e os Programas:

  • Ensino Médio (formação geral): Contempla as quatro áreas do conhecimento, trabalhando principalmente com as disciplinas da Base Nacional Comum.
  • Ensino Médio Inovador (ProEMI): O objetivo é fortalecer cada vez mais o Ensino Médio, por meio da ampliação da jornada escolar, a reorganização curricular e a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura.
  • Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMTI): Proposta que considera os interesses das juventudes  e os desafios do século 21 para a formação integral de estudantes de Ensino Médio. Para concretizar o conceito de educação integral, que inclui protagonismo juvenil e formação para a autonomia, as inovações ocorrem na organização integrada e flexível do currículo, nas práticas pedagógicas e em estratégias de gestão e acompanhamento.
  • Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP): A constituição do EMIEP tem como objetivo desenvolver projetos que contemplem as áreas do conhecimento científico e formação tecnológica, aliando a teoria e a prática. Dessa forma, os jovens estarão habilitados nas diversas atividades do setor produtivo.
  • Magistério: Habilita o professor para lecionar na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dentre as disciplinas oferecidas aos estudantes estão Filosofia, Sociologia, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização, Português, Ciências, Matemática, História, Geografia, Arte e Educação Física.

Além dessas ações, a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina tem promovido pesquisas, estudos e seminários no intento de subsidiar a reestruturação do Ensino Médio, tendo presente que o aluno concluinte do Ensino Médio esteja preparado para o exercício da cidadania, para a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos, identificando, interpretando e posicionando-se diante de situações de sua vivência.

NOVO ENSINO MÉDIO

Configura-se um grande desafio a universalização do Ensino Médio, sendo uma das metas do Plano Estadual de Educação. Para a superação deste desafio, foram realizadas mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB (Lei nº 9394/96), sobretudo no que diz respeito à organização curricular do Ensino Médio, com o objetivo de torná-lo mais próximo aos anseios da juventude brasileira.

Para implementar as mudanças estabelecidas na nova a legislação, o Ministério da Educação lançou o Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio por meio da Portaria nº 649 de 10 de julho de 2018.

Para participar do referido programa, compete cada Estado realizar a adesão, selecionar as escolas que desejam aderir ao mesmo e iniciar as atividades de discussão, elaboração, organização do novo ensino médio, que iniciará efetivamente sua implantação nas escolas selecionadas, em 2020.

Abaixo elencamos os documentos que poderão oferecer a você mais informações acerca da reforma e do programa:

MAIS

Informações

GESTÃO

Gerência da Gestão da Educação Básica e Profissional

TELEFONE

3664-0219 (48) 55+

ACESSO

Rápido

PROGRAMAS E
PROJETOS

INFORMAÇÕES
EDUCACIONAIS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support