SED – Secretaria de Estado da Educação

logo-sc

VOCÊ ESTÁ EM

GOOGLE FOR EDUCATION

  1. Home
  2. /
  3. Programas e Projetos
  4. /
  5. Google for Education

GOOGLE FOR

Education

O Google For Education é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SED), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a companhia Google. O acordo foi assinado no final de 2019, com duas escolas em Santa Catarina participando do início da aplicação. Em 2020, com o período de isolamento social causado pela pandemia do coronavírus (Covid-19), as demais unidades de ensino da rede estadual estão sendo conectadas à plataforma, como meio de acesso a atividades não presenciais, disponibilizadas para os professores aos seus alunos.

A Secretaria de Estado da Educação disponibiliza os manuais de apoio da plataforma Google Sala de Aula para uso de toda a rede estadual de ensino, oferecendo aos professores diversos recursos on-line para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem.

As ferramentas do Google Sala de Aula podem ser usadas como alternativas de ensino aos professores durante o período de isolamento social, tornando o aprendizado ainda mais atraente para o estudante. Com os recursos disponíveis, é possível criar apresentações interativas, formulários com trilhas de aprendizagem, site para repositório de materiais, videochamadas para ministrar aulas e atividades didáticas para as crianças.

A divulgação dos manuais ocorre após participação dos professores e gestores da rede estadual de ensino em uma capacitação sobre a plataforma. Além de conhecerem as ferramentas, os participantes têm acesso a algumas estratégias que podem ser usadas em atividades durante o isolamento social.

Manual para os professores

O guia apresenta ideias de atividades que os professores podem propor aos alunos durante o período de isolamento social usando as ferramentas Google Formulários, Google Docs, Google Apresentações, Google Sites, Hangouts Meet, Youtube Edu, Google Earth, Jamboard e Canvas do Google. Cada recurso é apresentado com dicas para auxiliar o aprendizado e tornar o ensino mais interativo.

Também são indicados no manual alguns sites mais específicos, como Duolingo para atividades em língua estrangeira, Mafitic para estudo de matemática e Khan Academy para lições práticas. Os professores ainda podem buscar mais informações na plataforma no GetEdu e inspirar-se em outras iniciativas no Tech Teacher Brasil.

Manual para os alunos

A dinâmica do guia é diferente para os estudantes. A página tem vários vídeos curtos para explicar aos alunos como funciona o Google Sala de Aula e como a plataforma auxilia aluno e professor nas atividades mediadas.

MAIS

Informações

GESTÃO

Gerência de Desenvolvimento e Avaliação Funcional

TELEFONE

3664-0269 (48) 55+

ACESSO

Rápido

PROGRAMAS E
PROJETOS

INFORMAÇÕES
EDUCACIONAIS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support