SED – Secretaria de Estado da Educação

Dia Mundial de Combate ao Bullying: Governo de SC fortalece rede de prevenção e cultura de paz nas escolas estaduais

Neste dia 20 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Bullying. Em Santa Catarina, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), promove iniciativas permanentes para combater a violência, promovendo uma cultura de paz e respeito nas escolas públicas estaduais.
Entre as principais iniciativas está o programa Escola que Respeita, pensado para prevenção do bullying e de outras formas de violência. Ele serve para fortalecer o respeito pela diversidade, permitindo que sejam construídas relações mais saudáveis dentro do ambiente escolar.

O Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (NEPRE), presente no órgão central da SED, nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e nas 1.038 escolas estaduais, apoia as comunidades escolares na prevenção e no enfrentamento à violência no ambiente escolar. Esse trabalho inclui suporte emocional, orientação, mediação de conflitos, assistência às equipes escolares e treinamento para profissionais da educação.

Atuação multidisciplinar incluir psicólogos e assistentes sociais na rede estadual

O trabalho de psicólogos e assistentes sociais na rede estadual de ensino fortalece o apoio técnico, humano e pedagógico nas escolas públicas de Santa Catarina. Essa estrutura consolida a abordagem multidisciplinar e colaborativa, garantindo uma estratégia que leva em conta as características e demandas de cada região do Estado. Inseridos diretamente nas ações do NEPRE, esses profissionais têm um papel fundamental na prevenção de conflitos, no enfrentamento de preconceitos e no combate à evasão escolar.

No nível regional, as equipes são uma ponte entre as unidades escolares, as Coordenadorias e a SED e lideram uma colaboração multidisciplinar com os Conselhos Tutelares, os serviços públicos de saúde e a assistência social. Esses profissionais viabilizam a aplicação de protocolos eficientes de encaminhamento e compartilhamento de cuidados para demandas que transcendem o ambiente escolar.

Parcerias auxiliam no combate ao bullying e na promoção da cultura de paz

A Secretaria de Estado da Educação também participa de iniciativas em parceria com instituições públicas, agências de segurança, universidades, Ministério Público, Assembleia Legislativa e representantes da sociedade civil, como o Comitê Integra SC. Nele, são discutidas e construídas políticas perenes de cidadania e prevenção da violência, em busca de uma cultura de paz e segurança nas escolas.

A SED também participa do Programa Cidadão Digital, desenvolvido para promover a educação cidadã digital em parceria com a SaferNet Brasil e a Meta. Ele promove o treinamento de jovens mobilizadores em segurança digital e educação midiática. Ao mesmo tempo, oferece atividades educativas remotas para educadores de escolas públicas e adolescentes de 13 a 17 anos de todo o país.

Dentro desse programa está a Educathon, uma maratona de ações educativas criada e executada por adolescentes, que desafia as equipes a implementarem projetos de cidadania digital em suas escolas e comunidades.

Também em parceria com a SaferNet, o curso Educando para Boas Escolhas Online treina educadores a integrarem o uso seguro e consciente da internet nos projetos pedagógicos, como tema transversal no currículo escolar. Ele oferece materiais educativos em tópicos como bullying, cyberbullying, discriminação, saúde mental e exposição nas redes.

20 de outubro de 2026
Mais informações
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação
(48) 3664-0000

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support